2º edição em homenagem ao Dia da Secretária é realizado pelo Hotel VillaReal em São Francisco do Sul

Gustavo Loyola palestra sobre o cenário econômico na posse da Facisc
30 de setembro de 2017
Próximo sábado (6) tem Noite Cultural em prol a Cultura de Araquari
2 de outubro de 2017

Todo ano é comemorado o Dia da Secretária em 30 de setembro no Brasil. E para homenageá-las, o Hotel Villa Real de São Francisco do Sul preparou uma noite especial para secretárias de empresas clientes e parceiras, na noite da última quinta-feira (28).

Silvia Fernandes, gerente geral da Rede Hotéis Villa Real – idealizadora do evento, junto com o gerente da unidade de Guaratuba -, conta que o evento já está consolidado e a ideia é realizar todos os anos.

“Todas as mulheres têm um pouco de secretária, seja na vida profissional ou pessoal. Homenagear essas mulheres é valorizá-las e oportunizar um dia de alegria com atrações como a palestras, neste ano com o tema sexualidade e apresentação da transformista Drag Queen. Convidamos secretárias de empresas que são nossos clientes e parceiros”, disse Fernandes.

Participaram do 2º Evento das Secretarias Hotéis VillaReal mais de 120 convidadas (os), com um delicioso coquetel e vinhos. A atração ficou por conta da Sexóloga Caroline Durando com a palestra “Autoestima: a chave do sucesso para sua sexualidade e uma performance especial com  transformista Drag Queen.

Saiba Mais:

Como foi criado o Dia da Secretária

Em 1867, durante a segunda Revolução Industrial, Christopher Sholes inventou a máquina de escrever e a primeira mulher a datilografar em público foi a sua filha Lilian Sholes.

Sabendo disso, empresas fabricantes da máquina de escrever resolveram comemorar o centenário da criação com comemorações anuais, onde por meio de concursos, elegiam a melhor datilógrafa. Tendo a participação maciça de secretárias no concurso, os dirigentes estipularam o dia 30 de setembro como data oficial do Dia da Secretária, em homenagem ao aniversário de Lilian Sholes.

Com o surgimento das associações de classe, a data foi popularizada como forma de reconhecimento da profissão. Alguns Estados brasileiros tornaram oficial o 30 de setembro. Em São Paulo, o Dia da Secretária foi reconhecido pela lei nº 1.421, em 26 de outubro de 1977. Existe também o “Dia Internacional da Secretária”, que é comemorado na última quarta-feira de abril.

Segundo outra versão, São Jerônimo, homenageado em 30 de setembro, é o santo protetor das secretárias. Ele nasceu em Estrido, na Dalmácia. Estudou gramática, retórica e filosofia em Roma. São Jerônimo trabalhou como secretário do papa Damaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384. Chamado de “Doutor Máximo das Escrituras”, Jerônimo traduziu o Antigo e o Novo Testamento, a Vulgata, para o latim. Ele morreu no começo do século V.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *