Araquari “Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Sustentável” é tema de Seminários e Audiência Pública

Audiência pública para a apresentação do Porto Brasil Sul ocorre hoje (28)
28 de novembro de 2017
Proposta do Colégio Univille em São Francisco do Sul oferece educação básica em parceria com Sistema Positivo de Ensino
29 de novembro de 2017

 

Chegou a vez de Araquari discutir o tema “Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Sustentável”. Ontem (27) aconteceu o primeiro “Seminário” que abordou o tema. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Araquari e contou com a participação de membros da comunidade. Hoje, às 9 horas foi realizado a segunda parte do Seminário, também na Câmara de Vereadores.

A 1ª etapa do seminário abordou os seguintes tópicos: Sistema Viário e Tráfego, Transporte Coletivo e Escolar e Transportes Ativos e Acessibilidade.  A 2ª etapa do seminário foi trabalhado os tópicos: Uso e Ocupação do Solo e Meio Ambiente e Patrimônio.

“Num primeiro momento, na fase de Seminários, pedimos àqueles que representam alguma classe, como: Sindicatos, Bombeiros, Associações de Moradores, Secretarias Municipais, Universidades, a se juntarem a nós. Nos seminários será discutido sobre as dificuldades encontradas, acessibilidade, tráfego, transporte público e vias estruturadoras municipais”, informa Simoní Costa, arquiteta e urbanista e uma das profissionais que fará parte da comissão técnica que atuará também, após os Seminários e Audiência Pública, na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Araquari .

Segundo ela, estas discussões servirão de base para a Audiência Pública que tem por objetivo ouvir toda a população de uma forma mais abrangente. “Este processo está sendo feito para que o Plano de Mobilidade seja o mais democrático possível, ouvindo aqueles que estão na cidade vivenciando as dificuldades”, explica a arquiteta.

Após os Seminários, acontece a Audiência Pública, no dia 8 de dezembro, às 9 horas e 30 minutos, também na Câmara de Vereadores. E depois de percorrer essas etapas, a cidade deve começar a desenvolver seu Plano de Mobilidade que vai auxiliar o Plano Diretor da cidade.

“A ideia é sensibilizar os araquarienses para desenvolverem um processo de reflexão sobre a cidade que queremos. À partir desta visão de futuro, baseada na igualdade de acesso aos transportes coletivos, meios de transportes não motorizados e espaços públicos acessíveis é que podemos discutir, traçar metas e criar um plano de mobilidade efetivo”, comenta Simoní.

Os três eventos contam com a organização e a participação da Prefeitura, por meio das Secretarias de Planejamento,Orçamento e Gestão e Desenvolvimento Econômico, além da Universidade Federal de Santa Catatina (UFSC) e Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).

 

Texto Secom/ Araquari Jaqueline Ronsani

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *