logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Dia Mundial da Água

ArcelorMittal Vega comemora baixo índice de consumo no Dia Mundial da Água

Em 15 anos de operação em São Francisco do Sul, empresa tem ampliado produção sem aumentar uso de abastecimento hídrico

Foto: Divulgação/ AcelorMittal Vega

O uso consciente da água é uma preocupação da ArcelorMittal Vega desde os primeiros passos da sua instalação em São Francisco do Sul. A implantação de sistemas de tratamento de efluentes modernos e a busca constante pelo zero desperdício têm conseguido manter a alta taxa de reaproveitamento dos recursos hídricos nas operações. Quase 100% da água utilizada na unidade provém de recirculação, exemplo que vem sendo replicado nas demais unidades do Grupo ArcelorMittal. 

Desde que a empresa dobrou a sua capacidade de produção, em 2010, não houve aumento de consumo de abastecimento d'água. O aprimoramento de medidas de economia ao longo dos 15 anos de operação só é possível graças à gestão eficiente e cada vez mais focada em buscar alternativas de fontes e possibilidades de reuso do recurso. Criado em 2014 em parceria com a unidade da ArcelorMittal Tubarão, o Plano Diretor de Águas (PDA) reúne uma série de ações e metas que até 2030 devem tornar a empresa independente em relação ao abastecimento d'água. No ano passado, o PDA foi vencedor do prêmio Steelie Awards, na categoria Excelência em Sustentabilidade. 

A empresa 

A ArcelorMittal Vega transforma aços planos com avançados processos de decapagem, laminação a frio e galvanização. A unidade iniciou as operações em 2003, com aporte inicial de US$ 420 milhões, um dos maiores investimentos privados da história de Santa Catarina. Em 2010, uma segunda linha de galvanização foi inaugurada, dobrando a produção para 1,4 milhão de toneladas/ano de aço. No ano passado, o grupo anunciou mais um projeto de expansão na ArcelorMittal Vega: uma terceira linha de galvanização e uma nova linha de recozimento contínuo, o Cold Mill Complex (CMC), que permitirá o beneficiamento combinado de aços laminados a frio e revestidos. 

 




15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados