logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Economia

Confiança dos empresários de Santa Catarina despenca

Na avaliação das condições atuais da economia, comerciantes apontaram uma redução de expectativa de 17,7% de março para abril

Após o avanço da crise econômica provocada pelo novo Coronavírus que deixou estabelecimentos fechados por quase um mês, a confiança do empresário do comércio de Santa Catarina despencou. O setor entende que, mesmo com a reabertura da economia, os prejuízos seguirão ao longo de 2020. 

O índice, medido pela Federação do Comércio de Bens e Serviços de SC (Fecomércio/SC), aponta para que uma queda de 13,9% na passagem de março para abril. Na comparação com o ano passado a redução também é importante, de 9,1%. 

Na última pesquisa, o indicador chegou a 114,9 pontos, em uma escala de 0 a 200. O valor ainda está no patamar de otimismo, mas pode cair mais. Isso porque a intenção de investir e a expectativa pela economia nacional também reduziram de maneira importante, o que mostra a previsão de dificuldade em futuro próximo. 

"É um momento de mudança cultural drástica e as soluções virão do espírito empreendedor catarinense", disse o presidente da entidade, Bruno Breithaupt. "Será preciso entender as alterações no comportamento do consumidor e se adaptar rapidamente às novas de se relacionar com ele", afirmou. Para ele, as medidas mais importantes para conter a queda no consumo e a confiança do empresário são as políticas de emprego e renda e de crédito.  

Na avaliação das condições atuais da economia, os empresários catarinenses apontaram uma redução de expectativa de 17,7% de março para abril. O índice caiu para abaixo de 100 pontos (95,5), o que configura pessimismo.  

Com as expectativas em baixa pela economia, caiu também a necessidade de contratação de trabalhadores. O índice encolheu 14,6% no período.  



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados