logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Empreendimento

IMA concede Licença Ambiental Prévia (LAP) ao Terminal Gás Sul

26 Março 2019 14:53:00

Golar Power estima ter LAI no segundo semestre deste ano

Foto: Divulgação
Projeto do Terminal Gás Sul em São Francisco do Sul

O empreendimento Terminal Gás Sul (TGS) obteve na última sexta-feira (22) a Licença Ambiental Prévia (LAP), concedida pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Durante esse processo, a Golar Power, em 2018, realizou três audiências públicas, conforme exigência do órgão, nas cidades de São Francisco do Sul, Garuva e Itapoá. Agora, a empresa estima obter o Licença Ambiental de Instalação (LAI) até outubro de 2019.

Em dezembro, o TGS conseguiu o Registro de Instalação pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Etapa que gerou muitas polêmicas, devido a intenção também por parte do Porto Brasil Sul de se instalar na mesma região do Sumidouro. Como havia sobreposição dos projetos, o período do processo se estendeu. Porém, o órgão decidiu por fim autorizar a instalação do Terminal.

Terminal Gás Sul

A Golar Power, empresa norueguesa dedicada ao desenvolvimento de projetos de terminais de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) e geração de energia, tem 35% da frota mundial desse combustível, e pretende instalar o Terminal Gás Sul  na região do Sumidouro, em São Francisco do Sul. O Terminal promete ser inovador: uma embarcação regaseificação que estará fundeada no local.

Com isso atenderá os estados do Sul do Brasil aumentando o fornecimento de GNL em 15 milhões de m³/dia. A previsão é que o terminal esteja em operação a partir de 2021 e há pressa por parte da classe empresarial que utiliza do recurso, já que o contrato de fornecimento com a Bolívia termina em março de 2020.





15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados