logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Economia

Itapoá propõe discussão para construção de um novo ramal ferroviário no Norte de SC

Implantação de um ramal ferroviário moderno, com capacidade para transportar vagões double-deck (dois andares) até Itapoá, foi tema de conversa

Walcir Machado (E), Maicon Rosa (c) e Ricardo Mattoso (D)
Foto: Divulgação
Walcir Machado (E), Maicon Rosa (c) e Ricardo Mattoso (D)

A implantação de um ramal ferroviário moderno, com capacidade para transportar vagões double-deck (dois andares) até Itapoá, foi tema de conversa do secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Itapoá, Ricardo Mattoso, com o gerente comercial da Brado Logística, Maicon Rosa, em São Paulo, durante a Intermodal 2019.

Mattoso participa do evento, que é considerado o de maior expressão em logística, transporte de cargas e comércio exterior das Américas, até esta quinta-feira, juntamente com o assessor de desenvolvimento e comércio do município, Walcir Machado, e tem buscado contatos importantes com o objetivo de atrair investidores para Itapoá.

Segundo ele, a oferta de alternativas para o transporte de cargas é primordial para o crescimento de cidades litorâneas como Itapoá. Hoje, toda a movimentação de cargas no Porto Itapoá é realizada por meio de deslocamento rodoviário.

Mattoso destaca que o assunto vem ganhando adesão de lideranças políticas e empresariais e acredita que a união do Poder Público com a iniciativa privada pode, sim, resolver o problema. A proposta de construção do ramal ferroviário seria ligar os estados de Mato Grosso e Goiás, com São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

"Precisamos provocar um fórum de logística juntando todos os interessados no desenvolvimento dessa importante alternativa de transporte", afirma Mattoso.

Com a construção de um ramal ferroviário, o Porto Itapoá, um dos mais modernos e eficientes terminais de contêineres da América Latina, seria um dos principais beneficiados. Só no ano passado, o porto registrou um aumento na movimentação de 10,3% em relação ao ano anterior, chegando a 680 mil TEUs, um acréscimo de aproximadamente 70 mil TEUs. No Brasil, este volume de movimentação teve crescimento de apenas 6,9%.




15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados