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Economia

Itapoá propõe discussão para construção de um novo ramal ferroviário no Norte de SC

21 Março 2019 18:18:11

Implantação de um ramal ferroviário moderno, com capacidade para transportar vagões double-deck (dois andares) até Itapoá, foi tema de conversa

Walcir Machado (E), Maicon Rosa (c) e Ricardo Mattoso (D)
Foto: Divulgação
Walcir Machado (E), Maicon Rosa (c) e Ricardo Mattoso (D)

A implantação de um ramal ferroviário moderno, com capacidade para transportar vagões double-deck (dois andares) até Itapoá, foi tema de conversa do secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Itapoá, Ricardo Mattoso, com o gerente comercial da Brado Logística, Maicon Rosa, em São Paulo, durante a Intermodal 2019.

Mattoso participa do evento, que é considerado o de maior expressão em logística, transporte de cargas e comércio exterior das Américas, até esta quinta-feira, juntamente com o assessor de desenvolvimento e comércio do município, Walcir Machado, e tem buscado contatos importantes com o objetivo de atrair investidores para Itapoá.

Segundo ele, a oferta de alternativas para o transporte de cargas é primordial para o crescimento de cidades litorâneas como Itapoá. Hoje, toda a movimentação de cargas no Porto Itapoá é realizada por meio de deslocamento rodoviário.

Mattoso destaca que o assunto vem ganhando adesão de lideranças políticas e empresariais e acredita que a união do Poder Público com a iniciativa privada pode, sim, resolver o problema. A proposta de construção do ramal ferroviário seria ligar os estados de Mato Grosso e Goiás, com São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

"Precisamos provocar um fórum de logística juntando todos os interessados no desenvolvimento dessa importante alternativa de transporte", afirma Mattoso.

Com a construção de um ramal ferroviário, o Porto Itapoá, um dos mais modernos e eficientes terminais de contêineres da América Latina, seria um dos principais beneficiados. Só no ano passado, o porto registrou um aumento na movimentação de 10,3% em relação ao ano anterior, chegando a 680 mil TEUs, um acréscimo de aproximadamente 70 mil TEUs. No Brasil, este volume de movimentação teve crescimento de apenas 6,9%.




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