logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Turismo regional

Joinville e São Francisco do Sul dão largada em projeto de posicionamento e comunicação de destino

Primeira fase foi de reuniões com os diversos setores de cada cidade para explicar estratégias e objetivos do Branding de Destino

Foto: Praia da Enseada (Divulgação internet)

Foi dado o passo inicial para posicionar e comunicar melhor Joinville e São Francisco do Sul como rotas turísticas. Na semana passada, aconteceram as primeiras reuniões do Branding de Destino (ou Place Branding), uma das estratégias do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com entidades e órgãos públicos que tem o objetivo de proporcionar um salto de qualidade e interesse no turismo das duas cidades. 

As quatro reuniões (duas para cada município) foram totalmente online e contaram com aproximadamente 110 pessoas, entre agentes públicos, trade turístico, representantes da iniciativa privada e do setor produtivo e players que participam, de alguma forma, das decisões locais. Elas serviram para alinhar o conceito de Place Branding e apresentar a metodologia de trabalho, que deve levar em torno de quatro meses para ser concluído.

A meta é construir um conjunto de impressões, narrativas e ideias acerca de Joinville e São Francisco do Sul, focado em três pilares importantes: marketing, turismo e políticas públicas. "É importante ressaltar que não estamos falando apenas de uma marca turística, e sim, de uma marca de território, da qual, obviamente, o trade turístico deve se apropriar", explica Gisela Simões, consultora de Place Branding do Sebrae/SC.

Gerente comercial do Perini Business Park e diretor Joinville Convention and Visitors Bureau, Antônio Alves Pereira Júnior participou de uma das reuniões virtuais voltadas para Joinville. Para ele, o projeto irá colaborar para que a cidade desenvolva ações abrangentes e perceba oportunidades que ampliem seu potencial turístico. Em sua opinião, além dos tradicionais eventos de cultura (como o Festival de Dança e a Festa das Flores), existe a possibilidade de oferecer um turismo de negócios voltado ao empreendedor.

"Quando falamos em Place Branding, falamos em como a cidade gostaria de ser vista. Joinville tem a característica industrial forte. Imagine a quantidade de clientes que as indústrias joinvilenses impactam diariamente, dentro e fora do Brasil. Imagine se todas (ou boa parte delas) pudessem divulgar positivamente a marca que será elaborada", enfatiza Pereira Júnior.

Próximas etapas

A próxima fase do projeto deve acontecer em agosto e vai incluir o levantamento de valores e atributos de cada região, além de entender cada público de relacionamento (stakeholders). A fase seguinte é a de mapeamento de estratégias mercadológicas e de destino, a fim de entender as possibilidades de parceria e sinergia entre os diversos "atores" e públicos do processo; e, por fim, a apresentação de uma estratégia de comunicação (visual e verbal) para cada cidade.

"O Place Branding contempla um conjunto de diretrizes de estratégias de comunicação e posicionamento. Ele será um guia para os municípios ao final desses quatro meses, a fim de se comunicarem adequadamente com os públicos que, durante o processo, vamos identificar com mais potencial de atendimento em Joinville e São Francisco do Sul", aponta Gisela Simões.

Para Jaime Arcino Dias Júnior, coordenador regional do Sebrae, o momento é importante para os dois municípios, já que o Place Branding busca identificar as vocações de cada um deles, potencializando a identidade e o desenvolvimento dos vetores econômicos. Afinal, uma marca-cidade não visa atrair apenas visitantes, mas também empresas, investimentos, sedes culturais, desportivas e institucionais, além de ser um apelo para se viver no lugar.

"A singularidade de um município ou determinada região reforça a economia local, cria o senso de pertencimento, possibilita a atração de investimentos, talentos, visitantes e, acima de tudo, contribui significativamente com a melhora da qualidade de vida das pessoas. Por este motivo é importante o engajamento de todos e a participação nesta construção", afirma.

--


15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados