logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Políticas Públicas

São Francisco do Sul, uma cidade renovada

Ver, rever, planejar, ajustar e atualizar é uma característica da arte de administrar. Há pouco mais de três anos, o prefeito Renato Gama Lobo e o vice-prefeito Walmor Berretta Júnior foram eleitos para a Prefeitura de São Francisco do Sul. De lá para cá, muitas obras foram realizadas e o município entrou em um novo momento. Foram pavimentações, programa Mãos à Obra, novos empreendimentos instalados, reabertura da maternidade do Hospital Nossa Senhora da Graça, internet nas escolas, programa Sou + São Chico e uma Prefeitura de contas e portas abertas. A cidade mudou, e, mesmo em meio a desafios iniciais relacionados às contas públicas das gestões passadas, a Prefeitura elevou a qualidade de vida dos munícipes e trouxe ritmo e inovação para São Francisco do Sul.

Foto: Alexandre Braga (Secom)
01 Rua Francisco Machado de Souza - Paulas

A mudança foi significativa em diversos pontos da cidade. Localidades como Rocio Pequeno, Majorca, Praia Grande, Paulas, Vila da Glória, Ervino, Ribeira, Acaraí, Rocio Grande, Água Branca, Tapera e Forte tiveram vias importantes pavimentadas, algumas ainda em andamento, totalizando mais de 26,5 km e R$ 30 milhões em investimentos. No Majorca, por exemplo, foram pavimentadas com lajotas as vias de acesso do transporte municipal, as ruas Imbituba, Itapiranga, Modelo, Navegantes, Praia Grande, Rio dos Cedros e Siderópolis. Na Ribeira, a pavimentação asfáltica incluiu a Estrada Geral da Ribeira e a Estrada da Pedreira, proporcionando um melhor acesso à EM Antônio Canuto, ao CMEI Semente da Esperança e a Estratégia Saúde da Família do Miranda. Os pedidos de melhorias eram feitos pelas comunidades há muito tempo.  

Na Rua Joinville, que integra os bairros do Acaraí, Rocio Grande e Água Branca, a mudança foi com a chegada de quase 2 km de asfalto. Morador da Rua Joinville desde que nasceu, há 51 anos, Luciano Santos disse que o asfaltamento da via, era também muito aguardado pela população das imediações. "A Rua Joinville sempre foi especial. Quando não havia aquela rua ali (Olívio Nóbrega, na BR-280), era por aqui que passava o pessoal para ir para as praias. Passaram várias gestões, com diferentes condições financeiras, e só agora estamos tendo o benefício do asfaltamento", disse Luciano. 

Junto a obras estruturantes, a Prefeitura voltou seu foco também ao crescimento de áreas como o Ervino e a Praia Grande. Na praia do Ervino, está em andamento a obra de revitalização, com pavimentação asfáltica, de mais de 2 km da orla. Já na Praia Grande, a mudança fica por conta dos mais de 840 m de pavimentação da Avenida das Dunas, na orla, e o eixo viário pavimentado, nas avenidas Inácio Espíndola e São Francisco, com mais de 2 km de asfalto. As obras contam com ciclofaixas, calçadas e toda uma estrutura pensando no turista e morador francisquense. Além do pensamento voltado para crescimento de áreas específicas, a gestão municipal também estreitou laços com a iniciativa privada para fomentar a economia em diversos pontos do município. A cidade conta agora com empreendimentos de grande porte, como, por exemplo, Havan, Komprão Koch Atacadista, Angeloni Supermercado, Preceiro, entre outros. 

As obras estruturantes costumam chamar mais a atenção. No entanto, o município também contou e conta com obras e manutenções menores que colaboram diretamente com o bem-estar da cidade como um todo. Foram revitalizadas todas as passagens de nível da linha férrea, saneadas as contas públicas, revitalizado o calçamento do Centro Histórico, com um olhar voltado também à inclusão, com o projeto Rota Acessível, realizado um trabalho amplo de troca e instalação de tubulação em vias do município, modernização da iluminação pública (com lâmpadas de LED), reforma da praça da Praia Bonita (Vila da Glória), patrolamentos, limpeza de valas, atendimento de pedidos via Ouvidoria e muito mais. 

Em contato com a administração pública, o prefeito Renato Gama Lobo ressaltou o trabalho realizado no Executivo. "Estando à frente da gestão pública é necessário quase que olhar São Francisco do Sul do alto. Realizamos obras estruturantes e importantes para a população francisquense. Fomos a pontos que careciam de atenção, a localidades que pediam há muito por mudanças. Abrirmos as portas não apenas da Prefeitura, mas da cidade como um todo. Ampliamos também a economia e incentivamos a geração de novos empregos. Nosso município cresceu. Vivemos um novo momento em nossa cidade", afirma.  


Imagens

Foto: Alexandre Braga (SECOM)
02 Avenida Atlântica - Ervino (1)
Foto: Alexandre Braga (Secom)
03 Avenida das Dunas - Praia Grande (5)
Foto: Alexandre Braga (Secom)
01 Rua Francisco Machado de Souza - Paulas
Foto: Alexandre Braga (Secom)
Bairro Paulas - visita prefeito Renato Gama Lobo
Foto: Alexandre Braga (Secom)
Rua Almirante Barroso - Rocio Pequeno 8
Foto: Alexandre Braga (Secom)
Estrada Geral do Forte - Forte
Foto: Alexandre Braga (Secom)
Rua Dr. Francisco Mascarenhas - Paulas
Foto: Alexandre Braga (Secom)
Visita prefeito Renato Gama Lobo
Foto: Alexandre Braga (Secom)
Rua Binot Paulmier de Goneville - Tapera

15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados