logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Esporte

Primeira etapa do Circuito ADS 2019 encerrou com show de surfe no fim de semana

08 Abril 2019 17:24:02

Evento esportivo idealizado pelo campeão mundial Adriano de Souza foi sediado na Prainha

Com a previsão de forte tempestade para o domingo, a organização optou por adiantar o início do evento para as 7 horas e realizá-lo somente no sábado, visando garantir a segurança dos atletas e o sucesso do evento. Com ondas de meio metro e séries maiores, pouco vento e ausência de chuva, a categoria de base brasileira, integrada com a local, mostrou mais uma vez um surfe de qualidade, oferecendo um show para as pessoas que estavam curtindo o fim de semana na Prainha.

O circuito, idealizado pelo campeão mundial Adriano de Souza (o Mineirinho) e realizado pela Swell Eventos com apoio da Prefeitura de São Francisco do Sul, reuniu grandes atletas na praia. O prefeito Renato Gama Lobo destacou a atuação de Mineirinho como incentivador do esporte. "É um grande prazer receber um atleta de ponta aqui, incentivando os jovens. Para mim é uma satisfação muito grande, mesmo, poder proporcionar isso para essa galerinha, permitir esse espelho, de ser gente com dignidade e de ser um atleta de ponta. Meu muito obrigado às pessoas que gostam e respeitam a natureza e amam o surfe", disse.

O circuito é composto por três etapas realizadas no Litoral catarinense. A segunda etapa acontecerá nos dias 8 e 9 de junho, no sul do Estado, e a última nos dias 26 e 27 de outubro, em Florianópolis. Adriano de Souza falou para o público durante a premiação, agradecendo "a cidade e a Prefeitura por receberem os atletas que vieram de tão longe, de diversos estados, para participar do campeonato, e também as famílias que vieram prestigiar o evento e os atletas locais que permitiram as crianças treinarem".

Além da competição, o evento contou com diversas ações socioambientais. As atividades foram angariadas pelo Núcleo de Meio Ambiente da Associação de Surfe da Prainha com o intuito de apresentar para o público as atividades socioambientais desenvolvidas na cidade. As entidades convidadas foram todas locais: Projeto Toninhas, Projeto Monitoramento das Praias, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, Movimento Sumidouro Free, Alesblau Marcenaria Ecológica, Protetora Animal Independente Ceila, campanha municipal de vacinação contra a Febre Amarela da Secretaria de Saúde. Essas instituições ofereceram exposições, doação de mudas, jogos/brincadeiras, informações, educação ambiental, etc.

Confira os resultados:

Partindo para ação dentro da água, a primeira final foi a categoria Local, inserida na competição para valorizar o surfe no município, além fortalecer o trabalho da ASP. Nas quatro primeiras colocações ficaram: Cauã Gomes, Emanoel Santos, Patrick Fritz e Tiago Biro. "Essa iniciativa de fazer uma categoria só para locais está incentivando a criançada daqui mesmo a praticar e competir, e o intuito desse campeonato é esse, trazer essa raiz e esse espírito competidor do povo local", destacou o campeão mundial Adriano de Souza.

Voltando para as categorias de base do circuito, todos os campeões do Circuito ADS de 2018 garantiram as suas vagas nas finais da primeira etapa de 2019, confirmando assim o favoritismo preestabelecido.

Os primeiros atletas a entrarem na água foram os da categoria Masculina Sub10, em que o paranaense Anuar Chiah (Campeão 2018) se manteve na liderança do Ranking ADS em 2019 também, ao conquistar o 1° lugar, fazer as duas maiores somatórias (18,60 e 15,15 pontos) e fazer as duas maiores notas do evento (9,60 e 9,00). Completando o pódio, os paulistas Kailani Renno e Kalani Robles ficaram com o 2° e 3° lugares, respectivamente, deixando o atleta do sul da Ilha de Florianópolis, Yuri Gabriel, no 4° lugar.

Na categoria Feminina Sub12, a disputa das primeiras colocações ficou entre duas paranaenses: Luara Mandeli (Campeã 2018) e Gabriely Vasque. Luara não confirmou o favoritismo e perdeu a liderança do ranking para Gabriely, que ficou em 1° lugar. A paulista Natalia Gerena ficou em 3° lugar e a atleta de Garopaba, Alexia Leal Monteiro, em 4°.

Noah Machado (Campeão 2018) garantiu a liderança no ranking 2019 ao ganhar a categoria Masculina Sub14, deixando o atleta do Rio Grande do Norte, Samuel Joquinha, com o 2° lugar. O atleta de Balneário Camboriú, Antônio Vitorino, ficou em 3° e o paranaense Ryan Coelho ficou em 4°.

Na principal categoria Feminina (Sub16), a paulista residente na Guarda do Embaú, Pamela Mel (Campeã 2018), também garantiu a manutenção da liderança do ranking ao ganhar a bateria. Na 2ª colocação ficou a paulista Kemily Sampaio. Com o 3° lugar ficou a atleta local de São Francisco do Sul, Ana Luiza Romão, que fez uma interferência durante a bateria, perdendo a metade da sua segunda nota no somatório final. Em 4° lugar ficou a atleta de Florianópolis, Laura Maciel Raupp.

A categoria Masculina Sub16 teve uma final alucinante, muito competitiva, principalmente entre os dois atletas locais, Artur Romão (Campeão 2018) e Heitor Muller. Artur Romão confirmou o favoritismo de ser Campeão em 2018 e garantiu o título desta primeira etapa de 2019. Heitor Muller foi o vice-campeão. Em 3° lugar ficou o atleta baiano Kayke Araújo e em 4° ficou o surfista da Barra do Sul, Luiz Mendes.

O evento é Apresentado pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, com Patrocínio da HD Hawaiian Dreams; Brazinco; Banana Wax; Pró Ilha Surfboards; Lord Of The Sea. A realização é da Swell Eventos, com supervisão da FECASURF e da ASP (Associação de Surf da Prainha).

Fotos: Marcio David e Marcelo Cordeiro

Imagens




15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados