logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Eventos

5ª Região de Polícia Militar realiza solenidade comemorativa aos 184 anos da corporação em São Francisco do Sul

O evento foi realizado em pleno Centro Histórico ao lado do Mercado Municipal e às margens da Baía da Babitonga e marcou a chegada dos primeiros militares da então Força Pública ao município no ano de 1836.

Na noite da quarta-feira, 29, a 5ª Região de Polícia Militar, Comandada pelo Sr Coronel PM Dirceu Neundorf, realizou na área do 27º Batalhão um solenidade militar em comemoração aos 184 anos da Polícia Militar de Santa Catarina em São Francisco do Sul.  A solenidade contou com a presença do Comandante Geral da PMSC, Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior e reuniu diversas autoridades civis e militares.

Durante a solenidade foram realizados os atos de entrega de viaturas e equipamentos, sendo eles:

? Uma nova viatura, modelo SUV 4x4, adquiridas com recursos do Convênio de trânsito firmado entre a Prefeitura de São Francisco do Sul e a PMSC; 

? 4 fuzis calibre 5.56 e duas mil munições de mesmo calibre, adquiridos com recursos da Câmera de Vereadores de São Francisco do Sul;

? Escudo balístico nível III, adquiridos com recursos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; 

? 2 espingardas calibre 12 adquiridas por intermédio da Associação Amigos do 27º Batalhão em São Francisco do Sul.

Foi realizado também um ato de homenagem às autoridades e parceiros do 27ºBPM com a entrega de um brasão comemorativo do evento. 

Aos policiais militares que completaram 15, 20 ou 25 anos de serviço em atividade operacional em unidade policial militar, também foram homenageados com uma medalha de corpo de tropa, categorias bronze, prata e ouro, respectivamente. Ainda foram entregues medalhas comemorativas ao aniversário do batalhão, sempre buscando enaltecer a dedicação e capacidade profissional daqueles que contribuem para o engrandecimento da Polícia Militar. 

Promoção por Ato de Bravura

Dentre os 14 policiais militares promovidos tem-se um destaque especial à promoção do Cabo Manoel Aparecido Moreno Holzapfel do 17ºBPM, promovido a 3º Sargento por ato bravura por ter arriscado a própria vida para salvar duas crianças de se afogar no encontro do rio Acaraí com o mar na praia da Enseada em São Francisco do Sul em 2018.

Ao fim da solenidade o Comandante Geral da PMSC, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, destacou a importância da Polícia Militar para o Estado Democrático de Direito e enalteceu os atos de condecorações dos policiais. O comandante parabenizou os agraciados e destacou que esta horaria, além de um reconhecimento pelos bons serviços prestados, serve como uma renovação do compromisso de bem servir à comunidade, mesmo com risco da própria vida. 

Homenagens ao executivo e ao judiciário 

No evento o prefeito em exercício Walmor Berreta Júnior foi agraciado, em nome do município, com o brasão comemorativo aos 184 anos da PM em São Francisco do Sul. "Ficamos lisonjeados em participar deste ato tão importante para a Polícia Militar de São Francisco do Sul e de Santa Catarina com sua honrosa história em proteger o cidadão", ressaltou Walmor.

O prefeito em exercício fez a entrega simbólica de um veículo utilitário SUV, adquirido por meio de convênio entre a Prefeitura e a corporação, bem como a PM também recebeu armas, munições e outros equipamentos. Na parte final da solenidade, houve entrega de medalhas e cerimônia de promoção de praças.

O juiz Tiago Fachin, titular da 2ª Vara Cível da comarca de São Francisco do Sul, também recebeu a homenagem. Para o magistrado, a homenagem representa a participação efetiva e pública do Poder Judiciário local na comunidade. "O trabalho desempenhado por todos os magistrados de São Francisco do Sul vem sendo desenvolvido com mais alto grau de zelo, cumplicidade e celeridade, visando sempre os anseios da população local", explica o juiz.  

Ele comenta que "esta medalha representa, dentro da esfera pública local, uma solidificação desta atuação conjunta entre os poderes, trazendo assim mais benefícios aos cidadãos".


15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados