logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Cultura

Casarão das Palmeiras é palco de projeto cultural em São Francisco do Sul

01 Abril 2019 12:02:44

Oficina, palestras e apresentações teatrais fazem parte do projeto A Casa

Ele pertence ao patrimônio histórico de São Francisco do Sul/SC e serviu como fonte para as histórias que fazem parte do projeto A Casa - Histórias Perdidas no Tempo, apresentado pelo Ministério da Cidadania, patrocinado pelo Governo Federal e Arcelor Mittal, capitaneado pela Tecer Teatro e viabilizado pela Lei Rouanet - Pronac n° 171657. Estamos falando do Casarão das Palmeiras, que vai ser palco de oficina, palestra, montagem e temporada de espetáculo teatral em 2019. As inscrições, gratuitas, para a oficina teatral, que será realizada de 29 de abril a 28 de agosto para formação e aprimoramento de atores locais e da região, devem ser feitas de 1º a 28 de abril pelo e-mail projetoacasa.sfs@gmail.com.

Segundo as idealizadoras do projeto, Fabiana Ferreira e Jeanine Rhinow, da Tecer Teatro, a meta é ocupar e revitalizar um patrimônio histórico, unindo a arte teatral e a memória de gerações que passaram pelo Casarão, atingindo um público estimado de 1.120 pessoas, entre jovens, adultos e idosos, sendo 20 com a oficina, 100 com a palestra e 1.000 nas 20 sessões de apresentações teatrais programadas. "Na oficina vamos instrumentalizar atores e interessados na profissionalização teatral e nas palestras, com o tema Relato da Experiência, Jeanine, autora e diretora do espetáculo, vai falar da sua experiência de contar a história da cidade por intermédio do teatro, visando a formação de professores da rede pública de ensino", explica Fabiana. Vale lembrar que todas as ações do projeto serão totalmente gratuitas. 

A escolha de São Francisco do Sul para a realização de um projeto como o A Casa, segundo Fabiana, passa pelo fato dela estar morando em parte na cidade. "A partir desta nova possibilidade é intrínseco fomentar a produção artística e cultural. Toda cidade tem potencial para arte e a cultura e as cidades pequenas ganham muito com a chegada do artista, ainda mais do artista empreendedor", destaca. 


Programação projeto A CASA

- Oficina de formação: de 29 de abril a 28 de agosto de 2019 

- Palestras para professores: dia 3 e dia 10 de junho de 2019 (duas turmas)

- Ensaios do espetáculo A Casa: De 2 de setembro a 31 de outubro de 2019

- Temporada do espetáculo: de 1º a 24 de novembro de 2019 


Oficina "O ator como instrumento do seu ofício" 

Inscrições: de 1º a 28 de abril pelo e-mail projetoacasa.sfs@gmail.com 

Vagas: 20 participantes 

Público alvo: jovens a partir de 16 anos e adultos interessados na ampliação de conhecimentos teatrais e na profissionalização teatral. 

Período: de 29 de abril a 28 de agosto de 2019. Serão realizadas duas aulas por semana, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h. 

Carga horária: 120 horas 

Local: Casarão das Palmeiras, 88 - Centro, São Francisco do Sul/SC 

Ministrante: Jeanine Rhinow, 27 anos de atuação profissional no teatro em diversas funções como atriz, figurinista, diretora, autora, professora, produtora, formada em Artes Cênicas - interpretação teatral - pela PUC/PR e pós-graduada em Produção da Arte e Gestão da Cultura. Desenvolveu um método próprio de ensino baseado na percepção do ator como um todo.

Programa: Breve história do teatro; Noções de psicologia; Expressão corporal e vocal; Exercícios de improvisação e interpretação; Procedimentos metodológicos: serão repassadas técnicas corporais, vocais, feitos estudos de textos e desenvolvidos exercícios de improvisação e interpretação, com atividades teóricas e práticas. 

 





15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados