logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Bem-Estar Animal

CBEA inaugura nova sala cirúrgica para castração

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (2), foi inaugurada a sala cirúrgica para castração no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA). Agora, o centro possui equipamentos novos e modernos para as castrações dos cãezinhos, dentre eles, um monitor cardíaco, um desfibrilador, um equipamento de oxigênio, um aspirador, um dosador para anestésico inalatório e um foco cirúrgico. As castrações iniciais estão sendo realizadas nos animais que estão no CBEA, após isso, será iniciada a fila das castrações dos animais que foram adotados no Centro.

Para o prefeito Renato Gama Lobo, a inauguração da sala é, acima de tudo, uma questão de saúde pública. "Contamos agora com uma estrutura eficiente. A cidade precisa, os animais precisam. É uma ação que reverbera nitidamente na questão da saúde pública e no cuidado com os animais. Eles agora possuem um espaço adequado para castração, mas, também, para momentos de carinho, atenção e amor", salienta.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, os trabalhos serão intensificados. "Esta é uma conquista gigante, tanto na estrutura quanto na regularização junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. Serão realizados trabalhos de forma segura, com estrutura, para o controle populacional, principalmente, dos animais de rua", afirma.

Após as castrações dos animais que estão no CBEA e dos recém-adotados do Centro, a fila seguirá para os animais das famílias de baixa de renda. Para a realização das castrações, é necessário realizar um cadastro na Secretaria de Meio Ambiente. Mais informações pelo telefone (047) 3471-2283.

Além da sala nova, o Centro de Bem-Estar Animal passou por outras modificações. Foram reformadas as baias internas para melhorar o conforto térmico dos animais, além das da cozinha, banheiro e necrotério. Os canis externos seguem sendo revitalizados. Para a coordenadora do CBEA, Danyelle Espíndola, essas são realizações de um sonho. "Eu sempre briguei por esse lugar, até mesmo quando não trabalhava aqui. É uma felicidade que não cabe no meu peito, não tenho como explicar de outra forma", ressalta.

Danyelle também aproveitou a oportunidade para salientar, mais uma vez, a importância da adoção. "Precisamos que o Centro tenha espaço para o pós-operatório e para animais que precisam ser internados para tratamento. Muitas pessoas confundem, mas o CBEA é um lugar transitório para reabilitação dos animais, diferente da estrutura de um abrigo animal, que serve de moradia", ressalta a coordenadora. Atualmente, o centro conta com 62 cãezinhos disponíveis para adoção. O espaço está localizado na Av. Dr. Nereu Ramos, no Rocio Grande. O funcionamento é o mesmo da Prefeitura, das 8h às 14h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (47) 3442-3418.



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados