logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
História

Data de emancipação de São Francisco do Sul para cidade é comemorada

Após quase dois séculos depois de se tornar paróquia é que Nossa Senhora da Graça do Rio de São Francisco se eleva à cidade

Júlia Vieira
Foto: Arquivo histórico/Centro de Memória Alesc
A história de São Francisco do Sul é marcada por datas de passagens, ocupações e colonizações, lembradas ainda hoje, como a de 5 de janeiro de 1504 com a ainda curiosa chegada de Binot Paulmier de Gonneville. Porém, é inegável que o povoamento francisquense que se consolidou na ilha começou em 1658, com a chegada de Manoel Lourenço de Andrade, bandeirante vindo de São Paulo, que traz junto à família, escravos e animais e funda a Nossa Senhora da Graça do Rio de São Francisco. 

O povoado se tornaria Vila dois anos depois e, em 1665, Paróquia. Após quase dois séculos, é que finalmente a Assembleia Legislativa Provincial decide pela emancipação de São Francisco do Sul para cidade, mantendo ainda o antigo nome. A lei provincial nº 239, de 15 de abril de 1847 é então sancionada pelo presidente da província, Antero José Ferreira de Brito. Não só a cidade de São Francisco do Sul é emancipada, como a de Laguna também.

Poucos documentos são encontrados sobre o processo de emancipação da cidade. O historiador Rafael José Nogueira, que também pesquisou pela data encontrou no Centro de Memória da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) apenas um arquivo com a Lei Provincial da época que emancipou a então Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco. "Provavelmente primeiro houve um movimento, depois teve esse caminho de passar pelo legislativo, pela Assembleia Provincial. Depois dos trâmites, foi aprovado e para sanção do presidente da província e ele sancionou nesse dia. Foi mais ou menos esse caminho que deve ter ocorrido. Infelizmente nós não temos as datas das audiências e debates na Assembleia", explica.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o registro mais antigo encontrado, o município já denominado São Francisco, é constituído de dois distritos: São Francisco e Sahy. Em 1921 é criado o Distrito de Palmital e anexado a cidade francisquense. Só em 1938, a cidade é denominada São Francisco do Sul.

Ainda, ao decorrer da história, Palmital passa a se chamar Garuva em 1943, e é desmembrado da cidade em 1963. Mesmo ano em que surge o Distrito de Ubatuba, que pouco tempo depois deixa de existir. Em 1999, a cidade já tem a atual divisão, com apenas um distrito: do Saí.



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados