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Mobilidade

Diretrizes do Plano Municipal de Mobilidade são apresentadas em Audiência

02 Abril 2019 11:34:00

Metas foram previstas em curto, médio e longo prazo e dividas em cinco setores

Júlia Vieira
Foto: Júlia Vieira/Jornal Correio Francisquense

Na noite de ontem (01), foi apresentado no Cine Teatro X de Novembro, as diretrizes do Plano Municipal de Mobilidade em uma terceira e última audiência pública. O encontro não teve adesão da população, mas os poucos presentes contribuíram revisando e esclarecendo os resultados do estudo sobre mobilidade, em todos os modais, em São Francisco do Sul. Agora o plano será regulamentado e em breve se tornará um decreto no município. A revisão desse plano deve ocorrer a cada dez anos.

A elaboração do Plano de Mobilidade surgiu com a lei federal 12.587/2012 que obriga os municípios com mais de 20 mil habitantes a ter essas diretrizes, discutidas previamente com a sociedade, para que pudessem ter acesso a recursos do Ministério das Cidades. O plano no município foi feito em oito etapas que começaram efetivamente em junho de 2017, com seminários, audiências, estudos, diagnósticos, apresentação de resultados e criação de metas. Em setembro de 2018, também foi criada uma carta de intenções regionais para mobilidade com os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Joinville.

Na apresentação as engenheiras da Prefeitura de São Francisco do Sul, Helena Roldão e Fernanda Truppel apresentaram as diretrizes dividas em setores e em previsões de concretização de curto (período de cinco anos), médio ( período de 10 anos), e longo prazo (período de 15 anos). Com essas definições concluídas, será agora definidas as prioridades e elaborados os projetos setoriais conforme o prazo determinado, sempre será feito consulta pública sobre a intervenção e depois se obterá recurso para realização de obras.

Acompanhe as definições apresentadas resumidamente na audiência:

SISTEMA VIÁRIO E TRÁFEGO

CURTOIdentificação  dos pontos críticos
MÉDIONovo contorno ferroviário em rota alternativa, qualificando a mobilidade urbana sem depreciar o meio ambiente
LONGODuplicação da BR 280, bem como o fomento do uso da estrada férrea para o deslocamento de passageiros, além do marítimo, como modais alternativos

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

CURTORevisão do Plano Diretor, com vistas a minimizar conflitos de usos atuais
MÉDIOA proposta de reordenamento do solo, nas áreas mais críticas, e a realocação das atividades de acordo com  a definição de uso a médio prazo, deverão minimizar os conflitos atuais
LONGOA melhoria da infraestrutura viária condizente com o zoneamento; Execução de barreiras físicas em áreas que confrontam zoneamentos;

PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

CURTOObtenção de diagnóstico ambiental e do patrimônio histórico, para reconhecer as áreas críticas e propor mecanismos de proteção
MÉDIOViabilização das áreas necessárias para proteção, bem como recuperar as áreas já impactadas
LONGOConscientização, conservação e utilização adequadas da preservação dessas áreas

TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO E ESCOLAR

CURTO

Rever a atualização de contratos de concessão, para propor alternativas que possibilitem melhorias na prestação desses serviços

MÉDIOEstimula-se a verificação e substituição dos transportes considerados precários, bem como a proposta de utilização de veículos mais modernos que ofereçam maior conforto e segurança aos usuários
LONGOA identificação por diagnóstico das áreas críticas de movimentação de transportes coletivos, viabilizará o estudo de criação de corredores exclusivos para esses veículos, desde que possibilite maior agilidade na prestação de serviços aos usuários

TRANSPORTES ATIVOS E ACESSIBILIDADE

CURTOMelhorias das ciclovias e passeios; Identificação e o mapeamento das ciclovias e passeios precários viabilizará o cronograma de prioridades e orçamentário à execução
MÉDIOCriação de novas ciclovias interligadas e padronização das calçadas, que possibilitem a mobilidade das pessoas e a busca por esses meios de transporte
LONGOCampanhas educativas e comportamentais são importantes à exposição e entendimentos dos  benefícios dos transportes ativos





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