logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Economia

Governo de SC anuncia novo calendário de liberação de atividades

Executivo estadual prevê que ações futuras de restrição sejam regionalizadas e decididas por prefeitos

O governo de Santa Catarina editou um novo decreto de liberação de atividades nesta segunda-feira (1º) em que estabelece um calendário para a voltas das aulas, transporte e eventos. O Executivo estadual prevê que ações futuras de restrição sejam regionalizadas e decididas por prefeitos. 

Segundo o texto, os transportes intermunicipais e coletivos urbanos têm permissão para atuar a partir de 8 de junho. Entretanto, o ingresso de veículos de transporte interestadual em território catarinense segue suspenso até 2 de agosto. 

O decreto prevê também que as aulas da rede pública e privada ficam suspensas até 2 de agosto. A exceção são as atividades de estágios obrigatórios e aulas práticas em laboratórios de cursos superiores, que podem acontecer a partir de 8 de junho. O decreto estipula ainda que as aulas presenciais de cursos superiores podem retornar em 6 de julho.

Já os eventos em geral, como shows, festas em casas noturnas, museus, parques temáticos, cinemas, espetáculos, ficam suspensos até 5 de julho.

Nos esportes, o calendário oficial da Fesporte segue cancelado até 5 de julho. Também está suspensa até esta data a presença de público em eventos esportivos privados.

"Inauguramos uma nova fase. Agora, as decisões vão ser compartilhadas com os municípios. Os prefeitos vão ser protagonistas na tomada de decisões", disse o governador Carlos Moisés da Silva. "Não é mais possível tratar o Estado todo com uma canetada", complementou.

Segundo Moisés, o Estado não vai deixar de acompanhar o avanço dos casos. A Secretaria de Saúde prevê uma série de recomendações e verificação do avanço da doença por microrregionais.

O Executivo disponibilizou para as prefeituras uma plataforma de acompanhamento dos indicadores que reúne número de casos, de óbitos, de ocupação em leitos de UTI, e de transmissão da doença no território. A ferramenta será decisiva para embasar as ações regionalizadas.

O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, participou do ato e ressaltou a importância da regionalização. Segundo ele, a ferramenta "pode e deve" ser aprimorada para facilitar a tomada de decisão dos prefeitos. 

Transportes

Liberados a partir de 8 de junho os transportes intermunicipais e coletivos urbanos; 

Suspenso até 2 de agosto o ingresso em território catarinense de veículos de transporte de passageiros interestaduais;

Educação

Suspensas até 2 de agosto as aulas nas redes pública e privada de ensino;

Liberadas a partir de 8 de junho as atividades em estágios obrigatórios e aulas presenciais em laboratórios de cursos superiores;

Liberadas a partir de 6 de julho as aulas presenciais em cursos superiores;

Esportes 

Suspenso o calendário da Fesporte e o acesso de público em eventos esportivos privados até 5 de julho; 

Eventos 

Suspensas até 5 de julho as atividades de cinemas, shows, espetáculos, museus, casas noturnas. 


15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados