logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Turismo

Número de turistas na temporada de São Chico deve aumentar devido a fatores econômicos e ambientais

Foto: Júlia Vieira/Jornal Correio Francisquense

A programação de verão abrirá oficialmente no dia 14 de dezembro, mas o último feriado de 15 de novembro já trouxe uma amostra do que poderá ser a alta temporada em São Francisco do Sul. A secretária de Turismo, Jamille Douat, está animada para a estação e conversa com o jornal Correio Francisquense para explicar possíveis fatores que podem influenciar para esse aumento de visitantes na cidade.

Conforme os dados do monitoramento de veículos que entram na cidade e depoimentos de comerciantes, Jamille explica que possivelmente 85 mil pessoas passaram por São Francisco no último feriado. "Os hotéis tiveram uma taxa de ocupação, a grande maioria de 100%. Hotéis que normalmente, no fim de ano, não atinge 100%, estão com 100%. Restaurantes relataram que tiveram que fechar porque acabou o estoque de alimento, os quiosques venderam tudo que tinham. Então realmente, pelo que a gente observou, pela contagem de veículos e pelos depoimentos, vai superar", conta Jamille.

Esse aumento tem relação com fatores nacionais e internacionais, segundo a secretária: o aumento do dólar e o derramamento de óleo no nordeste e sudeste podem estar contribuindo com esses dados. "O nordeste e até já o sudeste estão passando por problemas que estamos acompanhando na mídia, toda essa questão de derramamento de óleo, da poluição das praias. A mídia tem noticiado que reduziu a procura por pacotes no nordeste em até 60%, é um número bem significativo, é o destino nacional mais forte de sol e praia e dai com o dólar em alta, o destino favorito provavelmente venha ser o sul, Santa Catarina principalmente", diz.

Aumento no Ticket Médio

O ticket médio de gasto por turista também deve aumentar, explica Jamille, principalmente pelo fato dos turistas não estarem procurando destinos internacionais, com a alta do dólar. "A gente tem a impressão que sim, na temporada 2017-2018 para essa última temporada 2018-2019 já houve um incremento do ticket médio. E a gente espera que para essa próxima, tanto em relação a hospedagem quanto em relação aos bares e restaurante, e a média geral, gasto com compras e souvenires, a gente espera que vá ainda aumentar".

Cruzeiro alemão chegará na cidade

No dia 14 de janeiro está prevista a chegada do navio Amadea com 650 passageiros alemães. A rota internacional vai passar por outros destinos brasileiros, como Parati e Ilha Bela, mas é a primeira vez que esse cruzeiro passa por São Francisco do Sul. "Nós já estamos nos organizando internamente, na próxima semana terá uma reunião de organização externa para poder explicar para o comerciante, para cadeia produtiva do turismo como as atividades vão acontecer e a gente está bem contente porque é mais uma forma de divulgação", conta.

Os passeios dos visitantes alemães vão ficar exclusivamente em São Francisco do Sul, com opções de walking tour pelo Centro Histórico, e um tour panorâmico pelo Forte com parada na Enseada.

Programação de Verão

30 de novembro - Caminhada Internacional na Natureza

São Francisco do Sul vai receber mais uma edição da Caminhada Internacional na Natureza, no dia 30 de novembro. A ação, que alia atividade física e contato com a natureza, terá um percurso de, aproximadamente, 11 km, com saída prevista para as 9h, do Terminal Turístico Naval, que fica na Rua Babitonga, nº 62, percorrendo Centro Histórico, Bela Vista, Paulas e retornando ao ponto de partida.

30 de novembro - Show Beatles da Cia Filarmônica de São Paulo

No sábado (30), às 20h, o Cine Teatro X de Novembro será palco do show Beatles, da Cia Filarmônica de São Paulo. Com 19 anos em cartaz, de acordo com a Cia, o show, que mistura música, humor e efeitos especiais, já levou mais de 600 mil pessoas aos teatros do Brasil. No município, o espetáculo é apresentado pelo Panorama Cultural, projeto da ArcelorMittal Vega, em parceria com a Fundação Cultural Ilha de São Francisco (Fucisf).

30 de novembro a 5 de dezembro - Semana da Marinha - Centro Histórico e Enseada

5 de dezembro - Abertura do Natal e chegada do Papai Noel

A abertura do Natal e a chegada do Papai Noel no Centro Histórico, em São Francisco do Sul, serão no dia 5 de dezembro, às 20h. O evento será realizado na Praça Getúlio Vargas, ao lado da Igreja Matriz. Na ocasião, as crianças poderão ver de perto o bom velhinho e acompanhar o acender das luzes. O Papai Noel fará apresentações no mesmo local também nos dias 6, 7, 13, 14, 20, 21 de dezembro, sempre às 20h.

No dia 8 de dezembro, o Papai Noel chega ao Ervino, no totem turístico, às 19h; no dia 14 de dezembro, às 20h, a atração chega a Enseada, no espaço Sou+SãoChico e, no dia 20, no Distrito do Saí, na Praia Bonita, às 19h.

6 de dezembro - Era pra ser um Stand Up - Teatro - Cine Teatro X de Novembro - 20h

6 a 16 de dezembro - Projeto Praia Acessível - das 8h às 11h e das 16h às 19h - Posto Salva-Vidas 09 - Enseada

7 de dezembro - Stammtisch - 10h às 17h - Ponta da Enseada

8 de dezembro - Viver São chico - 10h às 17h - Centro Histórico

13 de dezembro - Prêmio Destaque Esportivo - 19h30 - Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos - Centro Histórico

14 de dezembro - Hasteamento da Bandeira Azul na Prainha

No dia 14 de dezembro, às 9h, a prainha recebe uma cerimônia para hasteamento das bandeiras azuis, classificação que a praia recebeu pelo júri dinamarquês do programa e pela coordenação nacional do Instituto Ambientes em Rede. Para receber o selo Bandeira Azul, a praia é avaliada e tem de ser aprovada em 34 itens, tais como o desenvolvimento de ações de educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, além de atender a requisitos de segurança e serviço. O trabalho por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para obtenção do selo começou em 2018 e envolveu a conscientização e mobilização de comerciantes, surfistas, ambientalistas e frequentadores. O reconhecimento com esta certificação eleva o patamar de São Francisco do Sul com relação aos cuidados ambientais com as praias e à preocupação com um turismo sustentável e qualificado.

14 de dezembro - Abertura oficial da temporada Sou + São Chico Verão

No dia 14 de dezembro, das 10h às 20h, ocorre a abertura oficial da Temporada de Verão, na Enseada, com atividades durante todo o dia, no espaço Sou + São Chico Verão. O evento oferecerá apresentações musicais e culturais, além de uma demonstração do projeto Navega São Chico e da Escola de Surf. "Então tem um dia bem completo, com bastante programação. A gente mudou um pouquinho, geralmente a gente fazia abertura com um showzinho à noite, alguma apresentação. Mas como é praia e verão, vamos curtir o dia, as pessoas podem estar integradas com a praia, e dai a gente encerra com um fim de tarde com uma banda tocando e, às 20h, chega o Papai Noel na Enseada e encerra as atividades", conta Jamille.

14 de dezembro - Natal nos Trilhos - Maria Fumaça da Rumo

Única na América do Sul, a Maria Fumaça Mallet 204 chega a São Francisco do Sul no próximo dia 14 de dezembro. Durante quatro semanas, milhares de pessoas poderão acompanhar o desfile da locomotiva construída em 1950. A ação faz parte do projeto Natal nos Trilhos da Rumo, que envolve a passagem de trens iluminados e espetáculos artísticos em cinco estados do país.

21 de dezembro - 2º Festival de Verão do Casarão das Palmeiras - 16h às 22h - Alameda Ipiranga - Centro

27 de dezembro a 5 de janeiro - Sou + São Chico Verão Ervino

31 de dezembro - Réveillon - Centro Histórico, Ervino, Vila da Glória, Enseada e Paulas

5 de janeiro - Aniversário de descobrimento de São Francisco do Sul - 516 anos - 8h - Praça da Bandeira - Centro Histórico




15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados