logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Segurança

Próximo da comunidade e polícia nas ruas contribuíram para diminuição da criminalidade

Aniversário de 185 anos da Polícia Militar em SFS No próximo dia 29, a Polícia Militar de São Francisco do Sul vai comemorar os seus 184 anos de atividade no município de São Francisco do sul. Será um dia de entrega de medalhas, promoções militares e homenagens para algumas autoridades presentes. Comandante geral Carlos Alberto de Araújo Gomes já pré confirmou sua presença no dia.


Nesta quinta feira (23) policias militares conversam com moradores da praia do Ervino para estabelecer uma efetiva aproximação entre polícia e comunidade, e assim, juntos, criarem estratégias para mais segurança.

O bairro já conta com a Rede de Vizinhos, um dos programas da Polícia Militar, que contribui para inibir crimes. A Polícia acredita que, quanto maior o envolvimento da comunidade com a segurança pública, menores os índices de criminalidade.

Essa reunião será de alinhamento com os que são participantes da Rede e uma preparação para àqueles que desejam integrar ao programa, explica Tenente Coronel Celso Mlanarczyki Junior, o qual concedeu entrevista ao Correio Francisquense.

Ações pontuais do comando da PM trazem bons resultados

A prática do comando geral da Polícia Militar de São Francisco do Sul, principalmente em 2019, foi o contato mais efetivo da corporação com a comunidade, desmistificando essa ideia que polícia só prende, comenta Tenente-Coronel Mlanarczyki. Uma aproximação também com as autoridades competentes - executivo, legislativo, judiciário e a parceria contínua com a Polícia Civil e a constante qualificação da corporação são pré-requisitos básicos para os bons resultados obtidos neste último ano.

Na entrevista Tenente-Coronel Celso, apresentou dados significativos da diminuição do índice de criminalidade do município em comparação a 2018.

"Ações mais ostensivas nas ruas e implantação de novos programas e capacitação contínua dos policiais contribuíram para a redução dos índices de criminalidade como mostram os resultados".

Em comparação com 2018, o município diminuiu consideravelmente os índices de furtos, roubos e homicídios. Só homicídio diminuiu 23%.

Em 2019 houve uma redução importante. "Nosso objetivo é tentar reduzir cada vez mais esses índices em níveis aceitáveis. Ainda temos um número muito alto de violência doméstica. Mas estamos trabalhando nisso, através da prevenção como a maior presença de policiais nas ruas, com abordagens, barreiras. Temos alguns programas implantados como a Rede Catarina que começou no 2º semestre. A Polícia estando presente, naturalmente há redução dos índices. Não é atrativo para um criminoso tentar a sorte no crime onde tem polícia, segurança".

Segundo Tenente Coronel, São Francisco do Sul também tem um alto índice de consumo de entorpecentes. Para ele, a cidade litorânea e portuária acaba sendo um fator de aumento da violência relacionado ao tráfico, mas em contrapartida, a cidade é calma, tranquila e ordeira para aqueles sem envolvimento com o crime.

"Sempre quando uma cidade pequena fica perto de grandes centros urbanos, como Joinville, a tendência é a vinda de grupos de criminosos que fomentam crimes, basicamente tráfico de drogas e roubos. Quando percebemos um aumento, nós avaliamos e fazemos contato com o comando geral que nos dá suporte. Várias ações de inteligências são realizadas pela Polícia Militar e Ministério Público. Isso facilita e acaba abreviando alguns passos, agilizando processos, contribuindo com a diminuição dos crimes", comenta Ten. Coronel Mlanarczyki Junior.

Apreensões de armas e criminosos com mandado de prisão expeditos aumentou

Em 2019 foram aprendidas 80% a mais de armas, comparados com 2018. Criminosos com mandados de prisão expedidos aumentou 31%. Em contrapartida, houve aumento de 16% das abordagens de posse de entorpecentes.

Programas preventivos da corporação ajuda na diminuição de crimes

Além do Rede Catarina e Rede de Vizinhos, a Polícia Militar também criou a Rede de Segurança Escolar e Visita Preventiva Comercial.

A Rede de Segurança Escolar prevê a visita de policiais nas escolas para conversar com os diretores sobre as dificuldades que eles enfrentam. Com um sistema integrado através de tablet (on line) as informações se cruzam. Só no segundo semestre foram 530 visitas em escolas.

Outro programa bem visto é o da Visita Preventiva Comercial, onde policiais visitam estabelecimentos e conversam com seus proprietários para ver se há alguma anormalidade. No segundo semestre foram realizadas pela polícia 732 visitas comerciais.

"A ligação entre polícia e comunidade, de alguns anos para cá, está sendo muito gratificante. As pessoas vêm procurar a Polícia para tirar foto, para mostrar o filho para a corporação. Isso aí tem sido importante para nossos soldados, que tem se sentido valorizado pela sociedade que eles estão defendendo. Um ciclo virtuoso que leva um laço de boas ações. A polícia Militar, o comerciante, o empresário, o professor, todos ligados, acaba sendo bom para todos", fala Ten. Coronel Mlanarczyki Junior no fim de nossa entrevista.

Aniversário de 184 anos da Polícia Militar em SFS

No próximo dia 29, a Polícia Militar de São Francisco do Sul vai comemorar os seus 184 anos de atividade no município de São Francisco do sul. Será um dia de entrega de medalhas, promoções militares e homenagens para algumas autoridades presentes. Comandante geral Carlos Alberto de Araújo Gomes já pré confirmou sua presença no dia.



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados