logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Saúde

Primeiro caso de Gripe A é confirmado no município

14 Maio 2019 15:14:47

Moradora do bairro Paulas, de 67 anos, não havia se vacinado contra o vírus

Foto: Divulgação

Na manhã de ontem (13), foi confirmado o primeiro caso de Gripe A no município. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, uma moradora do bairro Paulas, de 67 anos, contraiu o vírus e vai iniciar o tratamento da doença. A paciente não havia se vacinado.

A influenza, conhecida como gripe, pode ser causada pelos vírus A, B e C, sendo os tipos A e B os mais graves. A gripe A, antes chamada de gripe suína, é causada pelo vírus tipo A da Influenza. Os tipos A e B sofrem mutações recorrentes e são responsáveis pelas epidemias sazonais e por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas. Apesar de provocar quadros clínicos graves, a influenza pode ser evitada com a vacinação. Tomar a vacina é fundamental para evitar novos casos, pois o vírus já está circulando no nosso município.

A vacina da gripe está disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde e para fazer a imunização basta se dirigir até a unidade mais próxima com a carteira de vacinação e um documento com foto. Podem receber a vacina gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), crianças de até 5 anos, 11 meses e 29 dias, portadores de doença crônica, profissionais da saúde, povos indígenas, professores, policiais civis e militares, bombeiros, membros ativos das forças armadas e idosos com mais de 60 anos.

Por determinação do Ministério da Saúde, a vacina não será disponibilizada para a população geral nesta fase da campanha. 




15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados