logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Saúde Municipal

Sai no impresso: Mortes pela Covid-19 causa comoção na comunidade francisquense

Os registros de mortes pela covid-19 (coronavírus) em São Francisco do Sul vêm causando muita comoção a comunidade francisquense. Cidade de uma característica peculiar, grandes grupos familiares e pratica do encontro com amigos e parentes nas 'esquinas' para jogar conversa fora, sentem como a pandemia vem transformando o dia a dia de cada um e deixando marcas profundas pelas perdas de pessoas queridas. Exemplo de João Gonçalves Batista, 69 anos, que faleceu em 7 de agosto vítima da Covid-19.

Os registros de mortes pela covid-19 (coronavírus) em São Francisco do Sul vêm causando muita comoção a comunidade francisquense. Cidade de uma característica peculiar, grandes grupos familiares e pratica do encontro com amigos e parentes nas 'esquinas' para jogar conversa fora, sentem como a pandemia vem transformando o dia a dia de cada um e deixando marcas profundas pelas perdas de pessoas queridas. 

Exemplo de João Gonçalves Batista, 69 anos, que faleceu em 7 de agosto vítima da Covid-19.

Em um post na rede social, seu sobrinho José Francisco da Silva registra a sua dor pela perda do tio. " Ele era nativo e pescador na localidade de Frias, à beira da baía da Babitonga. Sua partida nos deixa uma lacuna imensa, pela sua postura, sua alegria e suas conversas com assuntos relevantes, desde os meus tempos de criança. Além de suas lutas por causas ambientais e sociais na baía da Babitonga, no trecho onde ele residia. É uma perda significativa para parentes e amigos, termina Francisco.

Hoje o município tem registrado 19 vítimas da Covid-19. Contamos ainda com pessoas que viveram anos na cidade, mas faleceram em Joinville e não foram contabilizados em São Francisco do Sul por estarem há mais de um ano na cidade vizinha.

No mês de agosto e início de setembro o município registrou 6 mortes. No dia 28 de agosto foram três óbitos por Covid-19 (coronavírus) de acordo com o boletim diário da Secretaria Municipal de Saúde.

Uma senhora de 77 anos, residente da Enseada, faleceu dia 27. Internada desde o dia 9 de agosto em um hospital privado de Joinville, a paciente não resistiu e faleceu, mesmo sem apresentar qualquer comorbidade (doença).

Um homem, de 74 anos, morador do Centro da cidade. Internado desde o dia 17 de agosto, o homem apresentava comorbidade, doença renal crônica e problemas cardíacos, faleceu dia 28.

Um homem de 70 anos da Vila da Gloria. Ele faleceu no dia 7 de agosto e devido estar com o endereço errado no cadastro do hospital em Joinville, sua morte tinha sido computada para Joinville. O morador era portador de doença cardiovascular,

No dia 31, o registro foi de um morador, de 78 anos, residente do bairro Sandra Regina. Ele foi internado no dia 4 de agosto e evoluiu para óbito no dia 16 em hospital público de Lages. A Vigilância Epidemiológica explica que a notificação do paciente foi tardia. Ele também era portador de doença pulmonar crônica.

No dia 5 de setembro o registro foi um homem de 40 anos, residente do Centro. Ele, que não apresentava comorbidade, estava internado desde o dia 7 de agosto em hospital privado de Joinville

E no dia 06 o óbito registrado foi de uma mulher, de 81 anos, residente do Acaraí e apresentava como comorbidade diabetes e pressão alta. Ela estava internada desde o dia 22 de agosto em hospital público de Joinville. O falecimento ocorreu dia (5).

O último boletim, antes de fechar nossa edição, é de segunda-feira (7) que registrou mais 11 casos de Covid-19 (coronavírus). Todos apresentam apenas sintomas leves e estão em isolamento domiciliar sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica. Além dos novos casos, o município também contabilizou a alta hospitalar de um homem, de 47 anos, do Rocio Pequeno, que estava internado desde o dia 21 de agosto. Ele teve alta no dia 4.

Uma mulher, de 67 anos, do Forte, que já estava entre os positivados de Covid-19, apresentou piora nos sintomas e está, no momento, internada no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça. Atualmente, o hospital está com seis internações na ala de Covid-19, sendo quatro de pacientes francisquenses e dois de cidades de fora.



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados