logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Pesca

Seguro-defeso do Camarão Branco continua com pagamento atrasado

08 Janeiro 2019 17:38:31

Entidade explica que os atrasos estão ocorrendo em diversas cidades e não apenas em São Francisco do Sul

Foto: DPU-JOINVILLE/Divulgação
Ano passado, pescadores se reuniram com a Defensoria Pública da União em Joinville pelo mesmo motivo

A Colônia de Pescadores Z-02 publicou comunicado nas redes sociais sobre o atraso no pagamento do seguro-defeso do Camarão Branco que devia vir entre o período de novembro de 2018 a janeiro de 2019. Segundo a entidade, desde 2016 a situação se repete e neste ano ainda não conseguiu respostas oficiais sobre o problema.

Os pescadores artesanais, durante o período de reprodução da espécie, são obrigados a paralisar as atividades para garantir a preservação do Camarão Branco. Por isso, o governo, através do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), paga o seguro-defeso a esses trabalhadores.

Conforme a explicação no comunicado do presidente da Colônia, Antônio Pedro de Oliveira, o que se sabe é que os atrasos estão ocorrendo em diversas cidades e não apenas em São Francisco do Sul.

Leia o comunicado na íntegra:

"A diretoria da Colônia de Pescadores Z-02 comunica seus filiados pescadores profissionais artesanais, que entrou em contato com o gerente da agência INSS de São Francisco do Sul, questionando os atrasos nos pagamentos referentes ao Seguro Defeso Pescador Artesanal - período nov/2018 à jan/2019. Até o presente momento não obteve respostas oficiais, apenas a informação de que os atrasos estão ocorrendo em diversas cidades e não apenas em São Francisco do Sul. A Colônia está empenhando esforços para lutar e garantir os direitos dos pescadores artesanais filiados, com ações judiciais que tramitam na Justiça Federal, e com ações administrativas junto aos órgãos competentes. Porém as dificuldades nos procedimentos dos defesos, que se estendem desde 2016, é problemática nacional, do Governo Federal."





15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados