logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Enchente

SFS segue na recuperação depois de ser atingida pelas fortes chuvas no fim do ano 2020

Fortes chuvas com mais de 210mm despejados torrencialmente no período de três horas foram suficientes para destruir ruas, muros e deixar lamaçal em muitas casas e por toda cidade deixando famílias desabrigadas em São Francisco do Sul. Já na madrugada do dia primeiro do ano (1) as equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Assistência Social, juntas, se uniram para ajudar famílias a socorrerem seus pertences e salvar suas vidas. Amigos e vizinhos voluntariamente também atenderam muitas pessoas que precisaram de apoio.

De acordo com a Prefeitura Municipal, desde o dia 1 as secretarias vêm conjuntamente trabalhando na desobstrução dos acessos da cidade, retirada da lama, limpeza das vias, recolhimento de inservíveis (móveis, colchões, etc), atendimento e cadastramento das famílias impactadas. 

Prefeito Municipal comentou que a recuperação das áreas afetadas tem sido possível graças ao trabalho das equipes da Prefeitura, que contou com a ajuda dos voluntários e instituições que deram apoio à força tarefa organizada, em especial ao Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, Polícia Militar, BAPM (Batalhão de Aviação da PMSC - Águia 01), Primeira Igreja Batista da Ilha (PIBI), instituições religiosas e empresas.

"Agradecemos pela união de todos que estão colaborando. Todo esse esforço resultou na arrecadação, coleta, distribuição dos donativos e abrigo para as famílias atingidas pela chuva. Percorremos os bairros, visitamos diversas famílias, e uma frase muito ouvida foi: 'vão os anéis, mas ficam os dedos', e assim pudemos encontrar algo positivo em meio a todo estrago que as chuvas trouxeram ao município, felizmente nenhum francisquense perdeu a vida no desastre. Na sexta-feira (01), assinei o Decreto Emergencial, e estamos nos esforçando ao máximo para recuperar a cidade, agradecemos pela união de todos que estão colaborando," disse o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho.

A Prefeitura Municipal informou que todos os setores estão mobilizados para atender as regiões afetadas. Informou também que dois aparelhos públicos foram severamente prejudicados, o Centro Integrado Multiuso, que segue apenas com atendimento prioritário, e a EBM Álvaro Tancredo Dippold. Ainda não há um levantamento ronto dos rejuizos causadoas pelas chuvas, a prefeitura esta fazendo os cálculos dos prejuízos.

A Defesa Civil Estadual forneceu itens de assistência humanitária: 105 cestas básicas, 109 kits de limpeza doméstica, 110 colchões de solteiro com kits de acomodação para solteiro, 81 colchões de casal com kits de acomodação para casal, 449 kits para higiene pessoal e seis rolos de lona plástica, que estão sendo distribuídos para as famílias cadastradas nos CRAS do município e na Primeira Igreja Batista da Ilha (PIBI). 



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados