logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Evento

Festival São Chico em Sabores 2019 busca mais qualificação da gastronomia local

Secretária de Turismo explica que parceria com o curso de Gastronomia da Univille foi o primeiro passo para alcançar esse objetivo

Foto: Fotos: Divulgação/Prefeitura de São Francisco do Sul

Dos dias 11 a 14 de julho, o Terminal Turístico Naval foi palco do 9º Festival Gastronômico São Chico em Sabores. Esta edição trouxe dezessete estabelecimentos com pratos locais e o primeiro passo dado para uma maior qualificação do evento, formando uma parceria com o curso de Gastronomia da Univille.

Elementos novos para essa edição foram perceptíveis como uma maior variedade de opções - principalmente de sobremesas, uma leve subida no preço das porções de 200g - de R$ 10 para R$ 15, e restaurantes pensando cada vez mais no conceito e apresentação do prato oferecido.

Para os chefs que apostaram nos frutos do mar como ingrediente principal, acertaram em cheio no gosto dos francisquenses: o Penne ao Molho de Camarão, do Mamma Carmela, formava filas gigantes em todos os horários do evento e o grande vencedor do concurso na categoria prato salgado foi o Bolinho de Siri com Banana da Terra e uma deliciosa geleia de pimenta como acompanhamento, do restaurante Catarina. Na categoria sobremesa, quem levou pela segunda vez o prêmio para casa foi a Cacau Show, com o irresistível Petit Gateau Show.

Destaco aqui também pratos inovadores, como a Vellutata ao Funghi, do restaurante A Italiana que trouxe um elemento pouco utilizado na culinária da cidade: o cogumelo. O creme desse ingrediente chave aqueceu quem teve a oportunidade de experimentar, acompanhado de pedaços de torrada e champignons. A tapioca utilizada em um doce também despertou a curiosidade de quem passava pelo evento e se surpreendia com o "Duetto Tropical", com toque de damasco e abacaxi e coberto de calda de pêssego.

A competição é um fator que motiva os estabelecimentos a trazerem pratos cada vez melhores ao Festival. A Secretaria de Turismo convidou para comissão julgadora dois jurados técnicos do curso de gastronomia da Univille, os professores Miguel Leria e Elizabete Vieira, além do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Francisco do Sul, Maurício Rodrigues.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Jamille Douat, o objetivo do concurso é o de estimular a qualificação da gastronomia local: "O concurso vem ao encontro com aquilo que buscamos, que é a ampliação da qualificação do setor gastronômico local, a divulgação dos estabelecimentos e em proporcionar lazer ao público. Estamos muito felizes, inclusive, com o resultado deste concurso, pois o estabelecimento vencedor, o Catarina, aceitou nosso convite em participar e trouxe no seu prato justamente ingredientes locais, que são a banana e o siri", enfatizou Jamille.

Confira a galeria de imagens do evento:

Imagens

Foto: Fotos: Divulgação/Prefeitura de São Francisco do Sul


15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados