logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Cultura

Jornalista francisquense lança primeiro livro para público juvenil

Júlia Vieira
Foto: Carol Manske/Divulgação

A jornalista francisquense Amanda Branco, de 23 anos, lançará na 7ª Feira do Livro, no dia 28, a sua publicação de estreia "Amor de Viagem". O livro é direcionado para o público juvenil, com uma escrita leve e descontraída. A obra já está disponível em versão e-book e, em breve, a versão física estará sendo vendida.

A história gira em torno da jornalista Helena, uma menina sonhadora, que desejava viajar o mundo, conhecer novas culturas e pessoas. O problema é que ela foi demitida da livraria em que trabalhava, nunca exerceu a profissão em que se formou, e passa a perder as esperanças em seus sonhos. Tudo muda quando ela finalmente esbarra em um senhor, que tem um bloquinho de notas muito suspeito e a partir dai que a magia acontece e Helena terá novos desafios.

A escritora Amanda relata que o livro é inspirado nas suas características, na da sua irmã Helena, que deu o nome a personagem principal, e nas de suas amigas.  "Como muitos dos lugares [descritos no livro] eu ainda não conheço pessoalmente, como Paris, Londres, New York - também não conhecia quando escrevi - eu pesquisei bastante. Assisti filmes e séries que mostravam esses lugares. Uma forma de me ambientar. Hoje, lendo, por exemplo, minhas descrições sobre NY, vejo que consegui captar bem", relata a autora. 

As referências para sua escrita são os famosos escritores Nicholas Sparks, que já leu todos os livros, Thalita Rebouças, que ama desde a adolescência e, mais recentemente, a autora brasileira Carina Rissi. Mas o processo para escrita não foi fácil e contínuo no começo.

Amanda deixou pronto os quatro capítulos iniciais, logo após se formar em Jornalismo. Passou um intervalo de seis meses, para que a autora retomasse a escrita do livro e terminasse a obra em dois para um concurso de lançamento de escritores iniciantes. "Minha maior dificuldade foi acreditar que eu conseguiria terminar. Desde pequena eu pensava em escrever um livro, mas sabe aquela coisa de 'Será que consigo? Até o final?'. Então eu sempre deixava pra lá. Quando veio esse concurso, eu foquei ao extremo e falei 'É agora ou nunca'. O problema é que não venci o concurso. Fiquei bem chateada e deixei o livro guardado no meu computador por uns dois anos, mais ou menos", conta. 

As negociações para publicação do livro começaram a tomar forma no início deste ano. Amanda viu uma postagem em um grupo de Facebook, em que uma menina explicava como conseguiu publicar seu livro. Como o dela já estava pronto, pesquisou mais sobre a editora Viseu, que a moça relatava, e resolveu mandar um e-mail. "Pensei 'Porque não tentar de novo?'. Já não tinha dado certo uma vez, mas não custava tentar outra. Aí deu certo", empolga-se.

O livro também está disponível para compra em outros países, como Estados Unidos e Portugal.




15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados