logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Cultura

Professor e estudantes do Nicola Baptista expõem trabalho artístico com dobraduras de papel

Foto: Divulgação

A exposição "100 Dobraduras", dos estudantes da E.E.B. Professor Nicola Baptista, com o professor e curador Jorge Hiroshi, apresenta uma narrativa histórica contada por meio de dobraduras de papel. A exposição será aberta no dia 19 de agosto, das 13h às 16h, no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, e ficará até o dia 23 de agosto, das 10h às 17h.

A ideia dessa exposição veio a partir do acervo encontrado no Museu Histórico de São Francisco do Sul com a técnica do Kirigami - na tradição portuguesa Pão por Deus - feito por Olga Corrêa, uma menina de 12 anos de idade, no ano de 1919. Hiroshi pensou na importância da comemoração de 100 anos deste acervo no museu e fez a mediação com seus alunos, visando integrar arte e memória, construíram kirigamis e roupas de papel com dobraduras e recortes.

As roupas mostram muito mais do que somente formas, volumes, cores e texturas. Nas roupas é possível também "ver" o envolvimento emocional, corporal e sensorial das pessoas. "A interpretação, ou leitura, das roupas oferece oportunidades de se estabelecer novos e ousados conceitos relativa à sua cultura e história. A partir da compreensão, atribui-se memória à roupa. A memória tem uma função importante na criação e na transformação de identidades e também como ponto de partida para a reflexão. No tocante, mostrou-se, como a arte pode cooperar para a construção de um significado para aprender, tornando-a mais atrativa e instigante na aprendizagem dos alunos", relata o curador via e-mail.

Ele também explica que o objetivo desse conjunto de dobradura é provocar no visitante um olhar para cultura material semelhante ao estudo arqueológico, no qual se busca entender o costume e a cultura de determinados povos a partir dos artefatos criados por eles, valorizando sua história.

Oficina

Além de poder observar, o professor Hiroshi irá ministrar uma oficina de "Colagem e Dobradura Abstrata", no dia 20 de agosto, às 14h, no Centro Cultural. O público poderá entender a técnica artística por trás das colagens e dobraduras. Os materiais necessários para oficina serão cola, tesoura, revistas e papéis coloridos.




15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados