logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Cultura

Roteirista da Turma da Mônica palestra sobre quadrinhos e sonhos na 7ª Feira do Livro

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Francisco do Sul

A noite de quinta-feira (29) foi de bate-papo especial com João Marcos Mendonça, roteirista dos estúdios Maurício de Sousa, da Turma da Mônica. Com uma palestra leve, divertida e cheia de quadrinhos, o roteirista encantou o público presente com a sua trajetória, focando na persistência em seguir a vocação e como chegou até onde está hoje, trabalhando com a turma mais especial dos gibis brasileiros. Ainda na programação da 7ª Feira do Livro, João Marcos ministrou duas oficinas de desenho para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos.

Segundo o roteirista, antes mesmo de nascer sua profissão já estava traçada. "Vocês não vão acreditar, mas, antes mesmo de eu nascer, meus pais decidiram fazer uma coleção de gibis para mim. Na verdade, nem era para mim ainda, o primeiro gibi que eles compraram escreveram na capa 'para Clarissa ou João Marcos'. Antes mesmo de saberem se seria menino ou menina, eles começaram a iniciar o incentivo pela leitura e pelos quadrinhos", afirma.

A paixão pelos quadrinhos começou cedo, antes como um leitor voraz, mas depois começando a rascunhar suas primeiras histórias. "Eu era muito tímido, mostrava primeiro apenas para a minha família. Comecei e lancei meu primeiro livro de quadrinhos com histórias minhas e das minhas irmãs, meus primeiros desenhos foram inspirados em histórias lá de casa", ressalta. Foi depois de um tempo na caminhada acadêmica e nos quadrinhos, que o roteirista conheceu e teve a oportunidade de trabalhar com Mauricio de Sousa. "Ainda nem acredito que trabalho com a Turma da Mônica. Eu lia quando era pequeno, cresci com a turma do bairro do Limoeiro. Ainda me emociono em pensar que trabalho na Mauricio de Sousa Produções, continuo com o coração apaixonado e vibrante pelos quadrinhos", salienta.

Para o diretor-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco (Fucisf), Rangel Friolin, foi um presente ter a participação de João Marcos na 7ª Feira do Livro. "Não tem quem não conheça a Turma da Mônica, é uma turminha tão difundida no nosso país. Ter a oportunidade de conhecer um dos roteiristas e de participar, como algumas crianças participaram, de uma oficina com ele, foi demais. Fico feliz da Feira ter proporcionado mais este presente para a população", afirma.

Para a pequena Laura Gomes de Oliveira, de apenas 8 anos, foi incrível participar de uma oficina de desenho. "Ele foi muito legal com a gente, deu várias dicas de como desenhar e mostrou que pode ser muito fácil. Ele transformou o número cinco num polvo, o número sete numa flor. Amei passar a tarde desenhando com meus colegas e aprendendo mais", diz.

A 7ª Feira do Livro de São Francisco do Sul continua hoje (30) com programação variada. A noite, às 19h30, acontece a palestra com o escritor catarinense Godofredo Oliveira Neto, sobre o livro Menino Oculto - Lendas e Mistérios da Baía da Babitonga.



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados