logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Meio Ambiente

Assessoria Executiva faz retrospectiva de ações do Grupo Pró-Babitonga em 2020

Maricultura também foi tema de apresentação feita por representante da Epagri

 O Grupo Pró-Babitonga (GPB) termina 2020 com extensa lista de atividades apesar das restrições impostas pela pandemia. Foram nove reuniões realizadas no ano com média de 31 instituições participantes por encontro. A dinâmica do grupo também se confirma nos encontros mensais dos Grupos de Trabalho (GTs) e Câmaras Técnicas (CTs). 

A CT Canal do Linguado mobilizou esforços para a produção de um vídeo sobre as ações realizadas. A peça, de importante teor informativo, está no canal do GPB, no YouTube, para disseminação nas redes sociais: https://www.youtube.com/watch?v=6TcHKtoTpv8.

A CT Investimento e Sustentabilidade focou a criação da Associação Pró-Babitonga (APB), que deverá ser formalizada no início do próximo ano e permitir que a entidade receba recursos públicos e privados para contribuir com a operacionalização do GPB e, portanto, com gestão socioambiental no Ecossistema Babitonga.

O GT de Comunicação teve destacada atuação na divulgação das atividades do GPB. Foram 67 relises/textos e 21 vídeos produzidos para assessoria de imprensa e redes sociais além da atualização de seis páginas do sítio virtual na internet. Todos os relises foram publicados no sítio do GPB, os textos no facebook e os vídeos no canal do Youtube. A 39ª reunião do GPB foi virtual e gravada, na íntegra, para acesso público: https://www.youtube.com/watch?v=wv1VcVI0jis&t=6970s.

No encontro de dezembro, Edir José Tedesco, da Epagri, fez uma apresentação sobre a maricultura no Ecossistema Babitonga que poderia ter exploração econômica de até 5% da sua área com a atividade. Segundo a Epagri, da área total de 13.000 ha, 81 campos demarcados que totalizam 650 ha, poderiam ser cultivados. Atualmente, menos de 30% estão produzindo.

No Ecossistema Babitonga há grande potencial para cultivo de mariscos, ostras, berbigão, algas, polvos, peixes e pepinos do mar. Interessados nestas atividades podem contar com o apoio da Epagri que tem entre as suas atribuições assessorar na organização e desenvolvimento social.

O colegiado do GPB definiu o calendário de reuniões de 2021 que tem sua primeira assembleia no dia 09 de fevereiro. Os demais encontros foram agendados para 16/03, 13/04, 11/05, 08/06, 13/07, 10/08, 14/09, 19/10, 09/11 e 14/12.

 Grupo Pró Babitonga (GPB) - Colegiado que reúne voluntários dos segmentos socioambiental, público e socioeconômico num amplo processo de gestão ambiental participativa do Ecossistema Babitonga.

Câmaras Técnicas (CT) - Grupos de voluntários focados em discussões técnicas específicas para estabelecer ações que permitam ao GPB atingir seus objetivos.

Grupos de Trabalho (GT) - Grupos de voluntários focados em discussões específicas com o principal propósito de organizar atividades de interesses comuns, mas que também contribuam com o atingimento dos objetivos do GPB.



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados