logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Estado

Baleia Jubarte é encontrada morta em Itapoá

12 Junho 2019 13:09:00

Equipe de laboratório, de São Francisco do Sul, já realizou a necropsia do animal na praia

Foto: Divulgação/PMP-UNIVILLE

Ontem a noite (11), por volta das 22h, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) da Univille recebeu alguns acionamentos, informando o encalhe de uma baleia Jubarte morta na praia do Balneário Cambijú, em Itapoá, Santa Catarina.

Por conta do tamanho da baleia e das condições da maré, o mamífero permaneceu no local durante à noite. Hoje pela manhã, a equipe de laboratório se deslocou da Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Univille, em São Francisco do Sul, para realização da necropsia na praia. Até o momento sabe-se que o animal é um macho de aproximadamente 9 metros de comprimento total. A prefeitura do município está fazendo a retirada do corpo do local.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 5, compreendido entre Araquari e Itapoá.




15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados