logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Meio Ambiente

IBGE lança novo volume da Revista Brasileira de Geografia com artigo sobre São Francisco do Sul

02 Abril 2019 17:56:00

Pesquisadores elaboram artigo científico sobre gerenciamento costeiro no município

Capa do Vol. 63, n.2, da Revista Brasileira de Geografia
Foto: Divulgação/IBGE
Capa do Vol. 63, n.2, da Revista Brasileira de Geografia

Semana passada, o IBGE lançou o segundo número, do volume 63, da Revista Brasileira de Geografia (RGB). O conteúdo da publicação contém vários artigos apresentados no III Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão de Território (Congeo). Um deles, elaborado pelos pesquisadores André Lima, Apoena Figueirôa, Victor Coelho, Celso Vieira, Francisco Lima e Marinez Scherer - das instituições Univille, UFSC e ICMBio - aborda sobre a zona costeira de São Francisco do Sul e sua gestão.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, diferentes e importantes ecossistemas compõe a geografia da zona costeira, como manguezais, campos de dunas e restingas, bancos de corais verdadeiros ou de arrecifes de arenito, marismas e áreas úmidas, caracterizando uma rica biodiversidade, abundância de recursos naturais vivos e não vivos, além de paisagens que proporcionam um grande potencial turístico.

No artigo científico foram analisadas as ações e responsabilidades das secretarias municipais em relação ao gerenciamento costeiro da cidade. A pesquisa aponta que a cidade está totalmente inserida na Zona Costeira do Brasil. Foi constatado também que o município não possui nenhuma política instituída exclusiva para conservação e gestão costeira. Orientações foram estipuladas no trabalho para um cuidado maior com a temática, como a criação de um Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro.

Uma das únicas ações apresentadas e relacionadas a esse território que a Prefeitura tem a intensão de colocar em prática é o Projeto Orla, que foi aderido pelo município em janeiro de 2013, para ordenamento desse espaço. Porém, conforme os pesquisadores, não foi elaborado ainda projeto, até a publicação do artigo, e também nenhuma ação foi colocada em prática.

Confira artigo completo aqui





15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados