logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Meio Ambiente

IBGE lança novo volume da Revista Brasileira de Geografia com artigo sobre São Francisco do Sul

Pesquisadores elaboram artigo científico sobre gerenciamento costeiro no município

Capa do Vol. 63, n.2, da Revista Brasileira de Geografia
Foto: Divulgação/IBGE
Capa do Vol. 63, n.2, da Revista Brasileira de Geografia

Semana passada, o IBGE lançou o segundo número, do volume 63, da Revista Brasileira de Geografia (RGB). O conteúdo da publicação contém vários artigos apresentados no III Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão de Território (Congeo). Um deles, elaborado pelos pesquisadores André Lima, Apoena Figueirôa, Victor Coelho, Celso Vieira, Francisco Lima e Marinez Scherer - das instituições Univille, UFSC e ICMBio - aborda sobre a zona costeira de São Francisco do Sul e sua gestão.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, diferentes e importantes ecossistemas compõe a geografia da zona costeira, como manguezais, campos de dunas e restingas, bancos de corais verdadeiros ou de arrecifes de arenito, marismas e áreas úmidas, caracterizando uma rica biodiversidade, abundância de recursos naturais vivos e não vivos, além de paisagens que proporcionam um grande potencial turístico.

No artigo científico foram analisadas as ações e responsabilidades das secretarias municipais em relação ao gerenciamento costeiro da cidade. A pesquisa aponta que a cidade está totalmente inserida na Zona Costeira do Brasil. Foi constatado também que o município não possui nenhuma política instituída exclusiva para conservação e gestão costeira. Orientações foram estipuladas no trabalho para um cuidado maior com a temática, como a criação de um Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro.

Uma das únicas ações apresentadas e relacionadas a esse território que a Prefeitura tem a intensão de colocar em prática é o Projeto Orla, que foi aderido pelo município em janeiro de 2013, para ordenamento desse espaço. Porém, conforme os pesquisadores, não foi elaborado ainda projeto, até a publicação do artigo, e também nenhuma ação foi colocada em prática.

Confira artigo completo aqui





15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados