logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Inovação

Investimento em equipamentos de monitoramento contribui para preservação do Meio Ambiente

Secretaria do Meio Ambiente de SFS é a primeira a ter aparelho que avalia a qualidade do ar

Júlia Vieira
Foto: Divulgação

Na última terça-feira (4), durante a programação da Semana do Meio Ambiente, no Aterro Babitonga, foram apresentados os novos equipamentos que fazem parte do programa de monitoramento ambiental feito pela secretaria da pasta. O equipamento de monitoramento do ar, as quatro estações meteorológicas, o medidor multiparâmetro para água, equipamentos para fazer as medições de árvores e também um monitor de gases fazem parte de um investimento de R$ 485 mil, feito com recurso do Ministério Público Federal (MPF).

A Secretaria do Meio Ambiente de São Francisco do Sul é a primeira a ter o equipamento que monitora o ar no estado de Santa Catarina. Importado da Nova Zelândia, ele passa informações online sobre a qualidade do ar do local monitorado. O secretário, Gabriel Conorath, diz que o equipamento será deslocado pelo município para avaliar diferentes pontos. Já foram feitos testes com o novo aparelho na rua Barão do Rio Branco, para avaliar a emissão gases poluentes pelos veículos. Os resultados dos monitoramentos serão divulgados, após cerimônia de lançamento do programa, em formato de boletim bimestral.

Outra aquisição que tornará São Francisco do Sul completamente coberta de informações climáticas são as estações meteorológicas. Já estão instaladas três delas, uma na Vila da Glória, outra na Ribeira e uma na Tapera. A quarta ainda será instalada de forma correta no Multiuso para cobrir a parte central. Para os balneários já têm uma estação do Iate Clube, que passa as informações para secretaria.

"A gente está entre as secretarias mais equipadas do estado e a única que tem o equipamento que monitora a qualidade do ar. Então assim, saímos à frente na questão do monitoramento em todo estado", ressalta Gabriel.

Acompanhe a programação da Semana do Meio Ambiente:

Cine Babitonga

Na quinta-feira (6), será feito um encontro com as unidades da rede de ensino da cidade no Cine Teatro X de Novembro. Neste Cine será exibido o documentário Ilha das Flores, para trazer reflexões sobre o lixo a crianças e jovens. Na oportunidade, também serão feita apresentações culturais e a entrega de premiação para os oito Projetos Ambientais 2019 selecionados em edital.

Caminhada Internacional pela Natureza

A Caminhada marcada para acontecer no dia 8 de junho, às 8h30, no Parque Acaraí, contará com 11 km de contemplação da natureza exuberante do Parque Estadual. Além disso, também será feita a limpeza da Praia Grande. Esse evento encerra a Semana do Meio Ambiente.




15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados