logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Saneamento

Investimentos garantiram o melhor fornecimento de água em São Francisco do Sul na virada do ano dos últimos tempos

O fornecimento de água entre o Natal e o Ano Novo, em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, foi um dos melhores dos últimos anos. A Águas de São Francisco do Sul conseguiu implementar com sucesso todas as ações previstas no Plano Verão, mantendo a oferta de água. A Estação de Tratamento de Água do Rocio (ETA Rocio), responsável pelo fornecimento à ilha, registrou este ano um aumento de 7% no volume distribuído, o que representa 12 milhões de litros de água a mais ofertada entre o Natal e o Ano Novo. 'Ao longo de 2020 foram feitos investimentos importantes como a dragagem da captação do Olaria, a ampliação da adutora do Sai Mirim e o desassoreamento da captação do Laranjeiras, dentre outros, todos com o objetivo de entregar mais água aos moradores e visitantes', destaca Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul.

A temporada em cidade de veraneio como São Francisco do Sul representa um momento importante de aquecimento da economia, em especial num ano tão desafiador como o de 2020. "Nossas equipes se dedicaram trabalhando 24 horas em sistema de revezamento, para fazermos uma boa entrega de nossos serviços a São Chico. Nosso desafio era levar água a todos, superando inclusive os problemas causados nos equipamentos pelas fortes chuvas da virada de ano", destacou Reginalva. Essas ações foram fundamentais para uma significativa redução no número de chamados nos canais de atendimento da concessionária. 

De acordo com Maguida Lessa Rodrigues, representante da Associação dos Moradores do Rocio Pequeno, a cidade teve um final de ano muito melhor do que os anos anteriores. "Não tivemos nenhuma reclamação na associação", reforça Maguida. Para o vereador Edimilson Cardoso, o Cafu, o fornecimento de água em São Francisco do Sul foi excelente. O vereador conta que não recebeu reclamação de desabastecimento, mesmo com os problemas provocados com a enxurrada. "Em alguns casos, houve redução de pressão, mas temos que entender que aumenta muito o número de pessoas na cidade neste período", diz. 

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Francisco do Sul, Mauricio Rodrigues, é notória a evolução dos serviços de fornecimento de água na cidade nos últimos anos. "Nesse final de ano, observamos apenas uma baixa na força da distribuição da água, a qual, segundo fontes externas, está relacionado a problemas devidos as chuvas atípicas ocorridas no período; não havendo interrupção na distribuição, o que certamente é uma evolução se comparados aos anos anteriores", diz.

Conforme Giovani S. Thiago, morador da Praia do Ubatuba, esse foi um dos melhores finais de ano dos últimos tempos quando o assunto é abastecimento. "Eu falo para qualquer um que perguntar que não tivemos problemas no abastecimento", acrescenta. Com opinião semelhante, a líder comunitária Rúbia Maria Silvano, da praia do Ervino, também elogia o trabalho da concessionária para levar água a todas as residências do município. "Tivemos um aumento de famílias abastecidas no Ervino e, mesmo assim, a água jorrou nas torneiras das residências no final do ano. O atendimento e o fornecimento foram perfeitos", completa.

A doação de caixas d'água feitas pela concessionária para famílias em situação de vulnerabilidade social também contribuiu para que o abastecimento se mantivesse adequado, como conta Anadir Paulino Pereira, residente no Majorca. Beneficiada com a doação de uma caixa d'água, Anadir relata que o reservatório individual foi fundamental: "Não tínhamos condições de comprar uma caixa e com a doação da concessionária, não sentimos falta de água este ano", destaca.


15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados