logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Meio ambiente

Lobo marinho é avistado na Praia Grande

08 Abril 2019 21:42:00

Animal está sendo monitorado pelo PMP/Univille desde Itapoá

Foto: Divulgação

Um jovem lobo-marinho-sul-americano passou o fim de semana na Praia Grande, em São Francisco do Sul. Desde a última quarta-feira (03), a equipe do PMP-BS/Univille estava monitorando o animal na praia do Balneário Rainha, em Itapoá.

Em contato com as outras equipes do PMP-BS, a equipe em São Francisco do Sul constatou que este é o mesmo animal que foi reabilitado em janeiro pela equipe do Gremar, no Guarujá/SP, e solto na Laje de Santos. No início de março ele voltou ao litoral, sendo registrado pela equipe do Instituto Biopesca na Praia do Guaraú, em Peruíbe/SP. Devido ao intenso movimento de veranistas, o lobinho foi levado para a Ilha do Cardoso, numa ação conjunta do Instituto Biopesca e do IPeC, de Cananéia/SP, ambas instituições executoras do PMP-BS. A marcação do animal, realizada pelas equipes do PMP-BS, permitiu acompanhar esta trajetória. E agora o lobinho chegou ao litoral catarinense.

O lobo-marinho-sul-americano tem este nome pois é típico da América do Sul e habita costões e praias rochosas do Chile, Peru e Argentina. É comum que animais jovens se dispersem das áreas de permanência da espécie. No Brasil, é mais comum que sejam encontrados no inverno, quando se perdem nas frias correntes que vem do sul. 

Segundo a avaliação da equipe do PMP-BS/Univille, o animal está em boas condições e precisa apenas descansar, o que costuma fazer na praia ou no costão rochoso. Por isso, a equipe pede a compreensão de turistas e moradores para que não se aproximem do local, afastem os cães, não forcem o retorno do animal para água e não tentem alimentá-lo. Além de prejudicar o lobinho, é sempre bom lembrar que ele pode se tornar agressivo quando importunado.

Este mamífero marinho também é conhecido como lobo-marinho-escuro e pertence a um grupo conhecido como "pinípede", que reúne os lobos-marinhos, focas e elefantes-marinhos. O lobo-marinho-sul-americano pertence à família Otariidae, que se caracteriza pela presença de pequenas orelhas e membros anteriores maiores, o que os diferencia das focas. Chega a medir 1,60m de comprimento e pesar 68 kg na fase adulta.  

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, ligue: 0800 642 3341.




15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados