logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Saneamento

Obras da ETE Majorca entram na reta final de implantação em São Francisco do Sul

Com 93,65% da obra física concluída, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Majorca, que integra o sistema de saneamento básico da região das praias, em São Francisco do Sul, entrou na reta final. O engenheiro da concessionária Águas de São Francisco do Sul, Pedro Escobar Senra, explica que, atualmente, está sendo realizado o acabamento das estruturas, pinturas, assentamento de esquadrias, plantio de grama ao redor das construções e conclusão de passeio.

Também estão sendo realizados os testes de estanqueidade das estruturas de concreto, testes das montagens mecânicas, testes de performance dos equipamentos e o assentamento de guarda-corpo e escadas. Além disso, estão em sendo realizados os serviços de instalação elétrica para energização da ETE e instalação do gerador. "Estamos na fase mais importante da obra, em que são testados equipamentos, estruturas e montagens mecânicas. Nela, conseguimos identificar pequenos pontos para ajustes e correções, se necessário, antes da entrega do projeto concluído", destaca o engenheiro. 

A ETE Majorca vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões no verão. Se levado em consideração o tamanho populacional de São Francisco do Sul (cerca de 50 mil habitantes), o investimento que a concessionária está fazendo é de extrema relevância para a saúde da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada R$ 1 investido em saneamento gera economia de R$ 4 na saúde. 

"Em tempos de pandemia do novo coronavírus, onde a higiene é fundamental e considerando que no Brasil 100 milhões de brasileiros não possuem sistema de tratamento de esgoto, a ETE Majorca chega em ótima hora em São Francisco do Sul. É um legado da municipalidade para essa e para as gerações futuras", destaca a presidente da concessionária Reginalva Mureb. 

Protocolos de segurança 


Para garantir o ritmo das obras em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid 19) no Brasil, estão sendo observados todos os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde, Governo de Santa Catarina e governo municipal. Além disso, segundo o engenheiro, a concessionária intensificou os diálogos de segurança entre os funcionários. No refeitório, há troca de turnos para evitar aglomeração de colaboradores em um único local ao mesmo tempo e disponibilização de álcool gel para todos os colaboradores da obra.



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados