logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Meio Ambiente

Programa de Monitoramento Ambiental é implantado na cidade

Para o monitoramento, serão utilizadas cinco estações meteorológicas, além do Aeroqual, monitor que verifica a qualidade do ar

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está implantando o Programa de Monitoramento Ambiental de São Francisco do Sul. O objetivo é caracterizar o atual estado da qualidade da água e do ar, levantando as principais atividades potencialmente causadores de degradação ambiental no município, bem como criar um banco de dados que permita acompanhar a longo prazo a evolução dos principais indicadores. 

Para o monitoramento, serão utilizadas cinco estações meteorológicas, nas quais uma já está em funcionamento e quatro estão instaladas em fase de testes e ajustes, além do Aeroqual, monitor que verifica a qualidade do ar, e que também está em fase de testes, na região central da cidade. Com esse equipamento é possível analisar a qualidade do ar em pontos estratégicos, permitindo a verificação de prováveis fontes poluidoras.

Com o programa, os seguintes dados meteorológicos serão aferidos: velocidade e direção dos ventos; precipitação; temperatura e umidade; pressão barométrica; ponto de orvalho e sensação térmica. Os registros serão coletados instantaneamente e analisados conforme a característica dos trabalhos a que se destinam, como, por exemplo, análise de áreas de risco de alagamento, análise da dispersão de poluentes atmosféricos, entre outros.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, o monitoramento é importante tanto para as informações que serão coletadas quanto para as tomadas de decisões posteriores à coleta. Ele explica que os dados fornecidos pelas estações meteorológicas possibilitam um melhor desenvolvimento de pesquisas, previsão do tempo, uma verificação de épocas mais chuvosas, a fim de alertar a comunidade que vive em áreas de risco de enchentes, assim como outros levantamentos. "Além de permitir atender as necessidades específicas, agindo imediatamente em casos de impactos ambientais pontuais", ressalta.




15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados