logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Saneamento Básico

Recursos naturais: a importância de promover o consumo consciente

A preocupação em relação à preservação dos recursos naturais é cada vez maior. Pesquisas mostram que ainda estamos distantes de viver em uma sociedade sustentável. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2017, divulgados pelo Instituto Trata Brasil, revelaram que o desperdício de água no país chega a 38,29%. Isso significa que a cada 100 litros, 38 ficam perdidos no caminho. Isso sem falar nas perdas de água causadas pelos maus hábitos dos usuários.

A má gestão desses recursos naturais pode resultar em um futuro complicado, pois não leva em conta uma verdade básica: boa parte desses recursos simplesmente acaba. Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul, explica que ser consciente no consumo dos recursos naturais e adotar práticas sustentáveis é fundamental para garantir o fornecimento de água, independe do potencial hídrico encontrado no município. Mas se o desperdício for grande, ou a poluição inutilizar fontes de água doce e a demanda for maior do que a capacidade dela se renovar, em algum momento não haverá mais, assim como já acontece em diversas regiões do mundo.    

Algumas pequenas atitudes do nosso dia a dia já podem fazer grande diferença, como não jogar lixo nas ruas e rios; evitar banhos demorados; não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça, utilizando-a somente quando é realmente necessário; ao lavar carros e calçadas utilizar balde no lugar de mangueira e reutilizar a água em diversas situações. 



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados