logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Meio Ambiente

São Francisco do Sul se prepara para Dia Mundial da Limpeza

São Francisco do Sul se prepara para participar, pelo segundo ano consecutivo, do Dia Mundial da Limpeza, marcado para 21 de setembro. Uma ação global que reúne mais de 600 municípios de 150 países. Este ano, será no bairro Enseada e o ponto de encontro a EEB Nicola Baptista.

A escola Nicola participa da gincana que finaliza no Dia Mundial de Limpeza. Os alunos têm até o dia 19 para arrecadar óleo vegetal, pilhas e baterias, alumínio, tampas plásticas e eletroeletrônicos. "É uma ação coletiva e voluntária que desperta a atenção para o descarte incorreto de resíduos. Gostaríamos de chamar a atenção da comunidade para este grande problema que é global", sinaliza Vanessa Fonseca.

Para o dia 21, estão sendo preparadas uma série de atividades na escola. Mais provas serão desenvolvidas para pontuação das equipes, apresentações culturais, Ecofeira, Feira Ambiental, música ao vivo e a Associação de Pais e Professores (APP) promoverá uma feijoada para o almoço.

Ano passado, na mesma ação, foram coletadas sete toneladas de resíduos em três frentes em que a ação foi desenvolvida (Paulas, Forte e Praia Grande). De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, embora a Secretaria esteja à frente da organização do evento, toda a comunidade pode participar. "Estamos fazendo essa chamada para que os moradores do município façam parte desta iniciativa e fortaleçam a ação. A problemática do descarte incorreto de resíduos afeta a todos nós, quanto mais pessoas participarem, mais resultado teremos tanto na limpeza quanto na formação de uma consciência sobre a necessidade de agirmos aqui e agora", destaca Conorath. 

Saiba mais:

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ação que consiste na ideia de limpar coletivamente o país. A iniciativa começou na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país em apenas cinco horas. Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação "Let's Do It" ou "Vamos Fazer Isto" que descreve perfeitamente a essência do movimento. 

O sucesso da limpeza na Estônia se espalhou pelo mundo e hoje mais de 150 países organizam limpezas baseadas no mesmo modelo e é considerada a maior organização do gênero no mundo. Em 21 de setembro, todos esses países se reunirão para diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado. No Brasil, todos os estados estarão envolvidos na ação, mais de 600 cidades e São Francisco do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está confirmada como cidade participante.

Imagens



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados