logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Meio Ambiente

Univille relembra Dia Nacional da Toninha

Foto: Divulgação/PMP-Univille

O Dia Nacional da Toninha foi instituído através de uma campanha criada pelo Germars e Univille para dar visibilidade às toninhas e discutir a problemática de preservação. Dia 1º de outubro é o ápice de reprodução da espécie (Pontoporia blainvillei). 

A toninha é o golfinho mais ameaçado de extinção de todo Atlântico Sul Ocidental, apesar da dificuldade em ser avistada, pois tem hábitos bem tímidos, não realiza saltos e não costumam nadar próximas as embarcações. O desconhecimento da espécie é uma das principais barreiras para conservação e a pesca acidental é a principal ameaça às toninhas. 

Desde 2015, o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS/Univille) resgatou 290 toninhas, sendo somente um animal vivo. Em toda extensão do PMP, de Laguna (SC) até Ubatuba (SP), o número de encalhe sobe para 2.020 toninhas.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 05, compreendido entre Araquari a Itapoá.

Créditos da foto: A obra original, uma pintura em tela nas dimensões 109 x 69 cm, é de autoria do artista plástico Jorge Herrmann e foi produzida em parceria com o Germars visando a divulgação da espécie. 



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados