logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Ações municipais

Cronograma das ações sobre o Coronavírus (Covid-19) realizadas em São Francisco do Sul até dia 16 de abril

Edição impressa de 17.04 - Os francisquenses estão acompanhando diariamente as notícias sobre a pandemia do novo Coronavirus Covid-19 que assola países do mundo inteiro com contaminação e mortes. Como mencionado nesta edição (pag. 9) dados do dia 15, mais de 2 milhões e 100 mil pessoas já foram contaminadas e mais de 136 mil mortes, vítimas relacionadas com o Covid-19, e mais de 520 mil recuperados. Em Santa Catarina, com 884 casos notificados com 29 mortes. Em São Francisco do Sul, ao todo são 49 casos notificados e nenhuma morte. Em São Francisco do Sul, medidas para enfrentar a Pandemia estão sendo realizadas pelo executivo municipal e colaboradas com empresários e toda equipe de profissionais das secretarias, com diretrizes baseadas em medidas a partir dos decretos estaduais e municipais com suas prorrogações, seguindo a flexibilização das medidas impostas pelo governo estadual desde o dia 6 de abril com permissão para algumas atividades e, dia 13, com liberação do comercio de ruas e hotéis, permanecendo fechados Shoppings, Cinemas, Escolas, Academias e eventos esportivos. Muitas entidades assistenciais, empresas e voluntários estão, de alguma, amenizando as dificuldades de muitas famílias que se encontram em necessidade devido as medidas restritivas de trabalho, ação para conter a disseminação do coronavírus Ecovid-19.

Março

? Dia 11, ocorre a 1ª notificação de caso de contaminação pelo Coronavírus. A Vigilância Epidemiológica recebe uma notificação do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) com duas pessoas do sexo feminino com histórico de viagem a Itália atendidas. Pacientes foram isoladas e as medidas de proteção dos profissionais acionadas.   

? Dia 13, a um paciente vindo da Europa e depois Estados Unidos, (chegou ao Brasil no dia 8 de março) foi notificado pelo Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça com queixa de sintomas respiratórios.   

? Prefeitura cancela Festilha, Adora São Chico e do Encontro de Motos 

? Equipe de governo se reúnem para a adoção de medidas preventivas em relação à pandemia mundial do coronavírus (COVID-19) anunciado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).   

? Dia 17, prefeitura organiza reunião com diversos segmentos da sociedade francisquense, incluindo empresas privadas, escolas e órgãos militares. Médico infectologista do Centro de Atenção Especializada de Prevenção e Saúde (CAEPS), Luiz Henrique Melo, debateu sobre o COVID-19 (coronavírus). 

? Dia 18, prefeitura se reúne com o Comitê de Gestão de Crise da Saúde e define critérios para o enfrentar o contágio pelo Coronavirus Covid-19.  

? Lançado o primeiro Boletim do novo Coronavírus Covid-19 com 9 casos suspeitos, confirmados 0, casos negativos 3. 

? Prefeito Renato Gama Lobo assina decreto nº 3.306 que determina suspensão pelo período de sete dias, da circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal de passageiros (ônibus), as atividades e os serviços privados não essenciais, como academias, shopping centers, restaurantes e comércio em geral, e a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro. 

? O decreto também suspende pelo período de 30 dias, eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privadas, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos.

? A aulas da rede municipal de ensino estão suspensas por um período inicial de 30 dias, sendo que os primeiros 15 dias correspondem à antecipação do recesso escolar de julho.

? Suspende o atendimento ao público no prédio sede (Centro Histórico) e Centro Integrado Multiuso (Barão do Rio Branco) e setores turísticos e culturais, secretarias de Assistência Social e determina que servidores passam a atender home office.

? Lancha de transporte de passageiros da Vila da Glória suspensos. 

? Procon entrega ofício com orientações a diversos estabelecimentos sobre a proibição de elevar os preços.

? Prefeitura cria em uma parte específica no site oficial para tratar sobre as informações oficiais em relação ao COVID-19 (coronavírus).

? Dia 20, todas as obras do município são paralisadas 

? Prefeitura encaminha ofício aos ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, solicitando a disponibilização de efetivos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército e Vigilância Sanitária para o monitoramento da entrada de caminhoneiros pela BR-280 no acesso ao Porto de São Francisco do Sul. 

? Secretaria Municipal de Saúde altera o fluxo das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF). Todas as ESFs do município continuarão abertas, no entanto, oito unidades são exclusivas para atendimentos de síndrome gripal - Enseada, Majorca, Sandra Regina, Rocio Pequeno, Acaraí, Rocio Grande, Ervino e Vila da Glória.  

? Dia 21, transporte ferry-boart Joinville-Vila da Glória é suspenso no fim de semana. 

? Defesa Civil monta barreira sanitária na entrada da cidade.

? Dia 22, montada barreira na entrada do bairro Gamboa, caminho Praia do Ervino 

? Dia 23, Começa Campanha de Imunização contra gripe influenza 

? Montada Barreira na Enseada

? Policia Militar de SFS registrou uma queda de 80% de veículos na BR-280

? Hospital Municipal Nossa Senhora da Graça e UPA-24 no bairro Sandra Regina registram queda de 70% nos atendimentos no fim de semana.

? Secretaria de Meio Ambiente cria canais alternativos para denúncias.

? Dia 24, o promotor de Justiça Alan Rafael Warsch participou da reunião do Comitê de Gestão de Crise para acompanhar as medidas tomadas pela Prefeitura.  

? O ferry boat foi liberado (Vila da Glória e Joinville), e a PM vai verificar a possibilidade de liberação da lancha para pedestres e ciclistas.

? Instalada barreira sanitária no Iperoba, junto ao posto da Polícia Rodoviária Estadual.

? Prefeitura elabora um Plano de Contingência como preparação para a fase dois do combate ao novo coronavírus (Covid-19). No caso de um maior número de contaminação, estarão sendo providenciados dois locais para a montagem hospitais de campanha, no Ginásio Waldir Quirino da Luz e na quadra esportiva da Escola Rogério Zattar. 

? O município recebeu 2.400 vacinas, que foram rapidamente esgotadas nos postos de vacinação. Idosos de outros municípios que estão fazendo o seu isolamento na cidade receberam a vacinação.  

? Dia 25, Prefeitura decreta estado de emergência no município em função do novo coronavírus. Decreto autoriza as contratações e compras mediante dispensa de licitação para a aquisição de bens, serviços e insumos necessários para o atendimento da população e para agilizar a prestação dos serviços da Prefeitura. 

? Secretaria de Saúde comunica está monitorando aproximadamente 120 pacientes com sintomas de gripe e que estão em isolamento suas residências. Está sendo feito o acompanhamento da evolução do quadro de cada um. Boletim: 12 casos notificados, 9 negativos e 3 aguardando resultados.   

? Diversos locais públicos são limpos com a pulverização com uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) a 0,5%. Uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Águas de São Francisco do Sul, o SAMAE, a empresa Esgocenter, o Corpo de Bombeiros Voluntários e Associação Empresarial.  

? Dia 27, O prefeito Renato Gama Lobo e o vice-prefeito Walmor Berretta Júnior se reuniram, com o prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira, com a procuradora-geral da Prefeitura de Barra do Sul, Claudia dos Santos, representando o prefeito Ademar Henrique Borges, e com os comandantes da Polícia Militar de São Francisco do Sul e Araquari, tenente-coronel Celso Mlanarczyki Júnior e tenente Luís Antônio Bordin Maximenco, para dar início a um conjunto de ações em relação ao COVID-19 (coronavírus). 

? A Secretaria de Educação realizou uma reunião por vídeo chamada com a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e com o Conselho Municipal de Educação (COMED) e Assistência Social para discutir os impactos no calendário escolar gerados pelas medidas de prevenção ao Covid-19 (coronavírus). A reunião foi para debater propostas e estratégias para a reposição das aulas do Ensino Fundamental I e II, de 1º a 9º ano. A opção escolhida foi a criação de material online para os estudantes, com a disponibilização de material impresso para alunos que não tiverem acesso à internet. Agora, será iniciado pelo COMED a parte de regulamentação e operacionalização da atividade. A data de início será divulgada após as resoluções. 

? Dia 28, primeiro caso confirmado na cidade. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Secretaria de Saúde do Estado confirmou positivo para o exame de uma mulher de 40 anos, que se encontra em quarentena em casa, apresentando apenas sintomas leves da doença. Ela está sendo monitorada pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Boletim: 21 casos notificados, um caso confirmado, 13 descartados (cujos exames deram negativos) e sete ainda aguardando exame. 

? Dia 29, trabalhos de limpeza e higienização seguem sendo realizados pela equipe do Corpo de Bombeiros Voluntários, junto com o Samae, Águas de São Francisco do Sul e secretarias de Obras e Meio Ambiente. Lavação dos postos de saúde do município, com exceção da Vila da Glória por questões de logística. Além dos postos, foram higienizadas também as estruturas do Hospital Nossa Senhora da Graça, Premir, base dos Bombeiros Voluntários do Centro e do Ubatuba, base da Polícia Militar e UPA 24h. 

? Dia 30, a Secretaria de Finanças prorrogas os vencimentos do IPTU, do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), do REFIS, a validade das certidões de regularidade fiscal e os alvarás para licença e localização em São Francisco do Sul. As medidas foram apresentadas no decreto n° 3.309 de 27 de março de 2020. 

? Dia 31, Polícia Militar e a Vigilância Sanitária de São Francisco do Sul realizam a orientação e a fiscalização das agências bancárias, lotéricas e agências de crédito referentes as medidas preventivas em relação do coronavírus. As equipes já vinham atuando conjuntamente na fiscalização de estabelecimentos como mercados, padarias, açougues, postos de gasolina e farmácia. 

? Dia 1º de abril, licitações para aquisição de bens e serviços comuns pela Prefeitura de São Francisco do Sul serão realizadas por meio de Pregão Eletrônico conforme Decreto Municipal nº 3.310, de 30 de março de 2020. 

? Dia 2, município cumpre portaria do governo estadual do dia (1º) sobre a flexibilização de setores da economia, e anuncia liberação das atividades da construção civil e de toda a sua cadeia produtiva, como lojas de material de construção, material elétrico, material hidráulico, de estrutura, pedras em geral, vidros e espelhos, serralherias e madeireiras. Também foi liberada a atividade de corretores de imóveis, de forma individual e com o estabelecimento fechado. 

? Grande procura, por parte dos idosos, da vacina contra a gripe (Influenza), mais de duas mil pessoas foram imunizadas nos 11 postos de vacinação do município. Um novo lote de vacinas foi enviado pela Macrorregional de Saúde de Joinville. 

? Município recebe do Ministério da Saúde mais um lote de vacinas. A meta mínima de imunização de idosos na cidade é de 5.259. De acordo com a Secretaria de Saúde, já foram vacinados 4.517. Em relação aos profissionais de saúde, a meta mínima era de 592, mas 610 já foram imunizados. O município segue agora com poucas doses.  

? Dia 3, lançada campanha Sou + São Chico Solidária para arrecadação de alimentos às famílias necessitadas em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus. 

? Dia 4, é registrado o seu segundo caso confirmado de Covid-19. A paciente, moradora dos Balneários, era um dos casos suspeitos e já se encontrava em quarentena em casa.  

? Dia 6, a Prefeitura montou, no Terminal Walter Gama Lobo, um Centro de Triagem para acolhimento, verificação e encaminhamento dos casos suspeitos de síndrome gripal do Covid-19 (coronavírus).  

? Funai expede portaria 419/2020, onde os acessos às aldeias indígenas ficam condicionadas ao oferecimento de serviços essenciais sob autorização da Coordenação Regional. O atendimento de saúde é de responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), cuja sede regional em Araquari. As medidas adotadas têm por finalidade preservar a saúde indígena e prevenir contra o covid-19 (coronavírus). 

? Prefeitura recebe da ArcelorMittal Vega, a doação de 750 litros de álcool em gel 70% (150 galões de cinco litros), 30 oxímetros (aparelhos para medir os sinais vitais de pacientes internados) e mais mil aventais descartáveis, que fazem parte dos equipamentos de proteção individual das equipes de saúde.  

? Dia 7, confirmado um caso de Sarampo no município.  

? A Prefeitura, em cumprimento ao decreto governamental nº 550, prorroga as medidas de isolamento social no município até o dia 12 de abril.

? Dia 8, foi disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, site e aplicativo em que trabalhadores informais, autônomos, desempregados e microempreendedores individuais (MEIs) podem solicitar o Auxílio Emergencial no período de enfrentamento à crise do Covid-19 (coronavírus). 

? O auxílio dá direito ao benefício de R$ 600,00, que será pago para até duas pessoas da mesma família, cuja renda total familiar não ultrapasse três salários mínimos (R$ 3.135,00) ou a renda mensal por pessoa da mesma família não seja superior a meio salário mínimo (522,50). Para as famílias em que a mulher seja a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será R$ 1.200,00. 

? Receita federal doa 50 termômetros infravermelhos e 50 esfigmomanômetros digitais (aparelhos de pressão) à Defesa Civil do município.  

? Dia 9, 700 veículos, com ocupação média de três pessoas, foram parados na barreira sanitária na entrada da cidade. Ninguém precisou ser encaminhado ao Centro de Triagem. A maioria dos veículos provinha de Joinville, Curitiba, Jaraguá do Sul, Guaramirim e Corupá.  

? Apenas sete pessoas, dois homens e cinco mulheres, procuraram atendimento no Centro de Triagem. Uma das mulheres, idosa e fumante, com pressão arterial alterada, precisou ser encaminhada ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça. Os demais foram mandados para a casa, sem precisar monitoramento. Desde dia 6, 55 pessoas buscaram atendimento no Centro de Triagem. 

? Município retoma a barreira sanitária na entrada da cidade em virtude o feriado de páscoa.  

? Município recebe 4,5 toneladas de peixe doadas pelo empresário francisquense Orlando Ferreira, o seu Nino, da Femepe Captura Comércio e Indústria de Pescados, de Itajaí. Os peixes são doados para entidade assistenciais.

? Dia 13, Decreto suspende feriado do aniversário do município no dia 15. 

? É registrado o terceiro caso positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Duas pacientes já se recuperaram, mas uma terceira, cujo resultado do exame foi confirmado, está internada em Curitiba. Ela recentemente participou de um cruzeiro em cujo navio foram detectados dois casos positivos da doença. Estava sendo monitorada em sua residência, nos Balneários, mas preferiu ir para o apartamento que mantém na capital paranaense, onde seu quadro piorou, necessitando internação. 

? Mais de 2 mil carros foram parados nos três dias de funcionamento (quinta, sexta e sábado, das 8h às 18h) da barreira sanitária. De acordo com a Defesa Civil do município, o maior fluxo de entrada se deu na quinta (9) e sexta (10), quando muitas famílias vieram passar o feriado em suas residências de praia. 

? As unidades de Estratégia de Saúde da Família e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça receberam das lojas maçônicas francisquenses 300 unidades de máscaras protetoras de acrílico. As máscaras feitas por voluntários de Joinville com apoio de empresários.  

? Na primeira semana de funcionamento do Centro de Triagem para pessoas com suspeita de síndrome gripal, 55 pessoas (36 mulheres e 19 homens) foram atendidas. Entre os dias 6 e 9 de abril, foram atendidas quatro pessoas do Acaraí, três da Água Branca, quatro do Centro, oito da Enseada, uma do Ervino, uma do Forte, uma de Itaguaçu, uma do Iperoba, uma do Morro Grande, sete do Rocio Grande, cinco do Rocio Pequeno, oito de Ubatuba, seis da Reta e cinco de outras localidades. As faixas etárias com o maior número de pacientes foram dos 20 aos 39 anos (16) e dos 40 a 59 anos (18 pessoas). E, do total de 55 pessoas, 47 foram mandadas para casa para tratamento de gripe leve ou resfriado, sete estão sendo monitoradas em suas residências com suspeita de coronavírus e uma paciente, idosa e fumante, foi encaminhada ao hospital com pressão arterial alterada. 

? Nove pessoas foram atendidas no Centro de Triagem para pacientes com suspeita de síndrome gripal. Os sete homens e as duas mulheres, com idades dos 8 aos 71 anos, atendidas pela equipe de profissionais de saúde apresentavam sintomas de gripe leve ou resfriado e foram mandadas para casa, sem necessidade de monitoramento. 

? Dia 14, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais um lote com duas mil vacinas, para imunização de idosos contra a gripe (vírus influenza). 

? O prefeito Renato envia ao governador Carlos Moisés de Silva, ofício pedindo a flexibilização para reabertura de restaurantes, lanchonetes, academias e estúdios para prática de atividades físicas, com 50% de sua capacidade e seguindo uma série de recomendações de distanciamento e higienização dos locais. 

? Doze pessoas foram no Centro de Triagem. Entre os pacientes, cinco mulheres e sete homens, com idades dos 23 aos 67 anos. Apenas dois homens foram encaminhados para atendimento no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, mas para dar encaminhamento no tratamento de outras doenças, como hipertensão e diabetes. Os demais foram dispensados, sem necessidade de monitoramento

? Dentro da 2 fase do plano de contingência para o combate ao novo coronavírus, o município está negociando a instalação de cinco leitos, numa estrutura de enfermaria separada, de porta fechada, para internação de pacientes suspeitos da doença em parceria com o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça. O plano foi detalhado pelo prefeito e pelo vice-prefeito em reunião por videoconferência com a diretora operacional do INDSH, organização social que administra o hospital e a UPA 24 horas, Lilian Buse. Participaram o secretário interino de Saúde, Jefferson Pacheco de Moraes, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Claudio Pereira dos Santos, e a diretora executiva do hospital, Clemência de Souza. O plano prevê também a ampliação para 10 leitos de internação no hospital, em caso de necessidade. Se a situação no município se agravar, será providenciada a instalação de um hospital de campanha.  

? Dia 15, servidores municipais da administração direta e indireta retornam ao trabalho, sem atendimento ao público de acordo com o decreto 3.317. Até 30 de abril, está suspenso o atendimento ao público nos setores de protocolo, e os requerimentos deverão ser realizados pela internet por meio do site da prefeitura 

? Foram atendidas no Centro de Triagem 14 pessoas com idades entre dois e 58 anos. Após atendimento e análise médica, todos foram encaminhados para casa, sem necessidade de monitoramento. Desde o início da pandemia, o município apresentou apenas três casos, sendo que, dois desses pacientes já estão recuperados. Os números demonstram a importância da quarentena e dos cuidados como, por exemplo, o uso de máscaras. Boletim: Dados notificados 49, aguardando exames 4, descartados 42 e casos positivos 3. 

? Dia 16, prefeito Renato Gama Lobo vai publicar decreto disciplinando o uso de máscaras de proteção individual por parte da população francisquense. A medida tornará obrigatório, a partir da próxima segunda-feira (20 de abril), o uso de máscaras de pano para quem acessar ou prestar atendimento ao público, tanto nos ambientes da administração municipal quanto no comércio em geral. O prazo servirá para que todos possam se adequar à norma.  

? Prefeitura recebe repasse da Câmara de Vereadores, parte dos valores das emendas impositivas à Secretaria de Saúde para ajudar no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O presidente da Câmara de Vereadores, Álvaro José Siebers, e o vereador João Carlos de Miranda, anunciaram o total de R$ 2,661 milhões de emendas impositivas, R$ 2,2 milhões (83% do total) serão destinados à Saúde. 



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados