logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
Política

O que esperamos de um bom prefeito

Buscamos interagir com os leitores do jornal e a comunidade em geral no meio das redes sociais para balizar a matéria e mais de 90% das pessoas que opinaram, colocaram a honestidade do candidato como principal anseio. Segundo eles, a corrupção, muito enraizada nos departamentos das prefeituras com o conluio do administrador, sempre prejudicaram a aplicação das políticas públicas das cidades. Um dos internautas acrescentou uma frase que vai ao encontro do texto acima 'Que imprima na cidade Democracia, autonomia nas Secretarias, busque o desenvolvimento sustentável, que a política se limite a fazer o melhor para São Francisco do Sul'.

"É preciso estar à altura deste tempo atual, impulsionando políticas de democracia participativa e de inclusão social nos municípios e tendo abertura ao novo cenário das relações internacionais das cidades, sem deixar de lado as qualidades permanentes do administrador público que ocupa seu cargo para servir ao bem comum" 

Eloy Pietá 2008

Frase acima diz muito do que esperamos de um bom prefeito. 'Democracia participativa e inclusão social' são ações elementares para uma administração justa e sustentável.

Ainda segundo Eloy Pietá, de um bom prefeito espera-se fidelidade ao seu povo. Essa fidelidade se expressa principalmente no cumprimento do programa de governo - obras e ações com que ele se comprometeu para sua cidade durante a campanha - ou, ao menos, no cumprimento do programa de ação que explicitou nos diálogos que teve durante o processo eleitoral.

De um bom prefeito espera-se ter capacidade acumulada para dirigir o município (experiência administrativa; liderança política; bom conhecimento dos assuntos contemporâneos da cidade; equilíbrio no enfrentamento de conflitos e crises; postura de diálogo aliada à capacidade de decisão no tempo oportuno; paciência e disponibilidade para ouvir a população e os vereadores; tolerância quanto à diversidade de estilo das pessoas com quem trabalha; disposição para ter presença e vigilância contínuas no município; costume de trabalhar com planejamento e em equipe; coragem de dizer não).

De um bom prefeito se espera que tenha as qualidades necessárias para uma vida política sadia (honestidade no exercício de cargo público; transparência nas atividades públicas; separação completa entre os recursos públicos e os interesses da família, dos amigos, de empresas, do partido).

De um bom prefeito se espera que seja competente na arrecadação de recursos para dar conta das demandas populares, que são muito fortes sobre ele, uma vez que o poder municipal, prefeito e vereadores, é aquele que, em todo o mundo, está mais próximo do contato direto com o povo. O poder municipal no Brasil cuida da educação infantil e cuida bastante da saúde do povo. Juntas, as obrigações de educação e saúde podem ultrapassar a metade dos gastos municipais. Acrescentem-se às tarefas do poder municipal a conservação e investimento na infra-estrutura viária e em todos os aspectos físicos da cidade, o cuidado com o transporte coletivo municipal, com o trânsito, com a limpeza urbana, com a iluminação pública, com assistência social, com habitação popular, com a promoção do desenvolvimento econômico, do emprego e renda, com o esporte, com a cultura, com o lazer, com os serviços funerários e com novas tarefas que os municípios vieram assumindo em todas as áreas, inclusive na segurança pública.

Alguns dos anseios da comunidade  

Luz no Ervino, continuação da pavimentação asfáltica na cidade, resolução definitiva sobre a falta d'agua nos balneários na temporada, mais fiscalização dos contratos: como compra de materiais de construção para manutenção das ruas, remédios, material escolar.

Revitalização do Centro Histórico, deslocamento das 'casinhas de artesanato' do trapiche central para novo lugar e novas estruturas, mais atenção aos Postos de Saúde, mais médicos e enfermeiros, treinamento dos funcionários da prefeitura para atendimento. Políticas públicas nas áreas de pesca, agricultura, turismo e cursos profissionalizantes.

Uma frase: "Que olhe com amor a nossa cidade, para a saúde, educação, valorização dos funcionários, infra-estrutura, projetos que realmente saiam do papel e nossa cidade se desenvolva".



15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados