Prefeitura de Araquari lança o Programa de Ouvidoria e Atendimento ao Cidadão, Proac

Com a formatura de novos policiais, pedido é de atenção com as cidades da região Norte
13 de novembro de 2017
Estado anuncia lançamento de portal que dá transparência às listas de espera do SUS
14 de novembro de 2017

Com objetivo de criar canais eficientes de transparência e atendimento aos araquarienses, a Prefeitura de Araquari lançou nesta segunda-feira, 13, o Programa de Ouvidoria e Atendimento ao Cidadão (Proac). Através de ambientes físicos e virtuais como Whatsapp, aplicativo Colab.re, e-mail, Facebook, serviço 156 e site institucional os cidadãos poderão registrar criticas, solicitar serviços, sugerir ou consultar demandas. O evento está marcado para ocorrer às 9h30, no auditório Marli Maria de Souza – anexo à Prefeitura.

O Proac é uma das iniciativas lideradas pela Secretaria de Governo e Comunicação (SEGCOM), por meio da Ouvidoria-Geral do Município (OGM), que visa reforçar valores como eficiência e administrar com foco no cidadão, buscando a melhoria da qualidade na prestação dos serviços oferecidos pela Prefeitura. O projeto também será levado à Câmara de Vereadores para criar a nova estrutura de atendimento, que tornará a OGM mais ampla e, também, mais próxima da população.

Segundo o prefeito Clenilton Carlos Pereira, essa é a primeira vez que o Governo Executivo constitui uma Ouvidoria. “O Proac é um dos, senão o mais completo programa de ouvidoria do Estado de Santa Catarina”, ressalta. “E ao abrirmos esses canais, vamos aproximar mais os cidadãos do processo de gestão pública”, completa.

O Proac levou três meses para ser criado e envolveu uma equipe de sete pessoas, explica o secretário-adjunto de Governo e Comunicação, Odair Figueiredo. “Pensamos em algo que envolvesse as novas tecnologias e pudesse estar no dia a dia do cidadão, como os aplicativos para celular”, conta. “Aí pensamos em um diferencial para não ser só mais uma Ouvidoria, e daí surgiu o programa com seis canais de atendimento”, conclui.

Um dos canais a que ele se refere, e âncora do Proac, é o Colab. Criado em 2013, a rede social coleciona vários prêmios nacionais e internacionais como melhor aplicativo urbano do mundo. Inserido em 2014 nos canais de atendimento da Prefeitura, ele já é utilizado por 355 usuários. A principal novidade está no sistema de gerenciamento ColabGov, onde é possível, entre outras ferramentas, fazer o atendimento direto das demandas registradas através da fanpage da Prefeitura, enviar notificações por e-mail e encaminhar as demandas para secretarias e órgãos do Governo responsáveis pelo atendimento.

Clique aqui https://www.colab.re/ e saiba mais sobre o aplicativo.

Além do Colab, dois novos canais irão facilitar o atendimento ao cidadão. Um deles é a disponibilização da Central 156, serviço gratuito para ligações realizadas de telefone fixo ou móvel. E não só isso. Integrado ao site http://www.proac.sc.gov.br/– em construção, está o canal ZapGov, onde será possível fazer o registro de reclamações, denúncias e pedidos de esclarecimentos através do aplicativo Whatsapp.

No canal, o cidadão poderá enviar mensagens de texto, imagens e áudio ou abrir protocolos no aplicativo Colab. O contato poderá ser feito por meio do número 47 98462-5677, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

Os cidadãos também poderão ser atendidos nas Redes de Atendimento ao Cidadão (RACs), localizadas nas subprefeituras dos bairros Itinga e Itapocu ou na sede da OGM, anexo ao prédio da Secretaria de Governo e Comunicação, no setor de Jornalismo.

CONSELHOS e COMISSÕES – Além dos canais de atendimento, a Ouvidoria-Geral do Município trará, dentro de sua estrutura, a Comissão de Transparência e Atendimento ao Público e o Conselho Ouvidor, que terá como finalidade aperfeiçoar os instrumentos de gestão de atendimento, planejar e divulgar as ações da Ouvidoria, além de aprimorar os instrumentos de transparência pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *