São Francisco do Sul se prepara para evitar a falta de água no Verão 2018

Univille confirma todas as turmas para o ‘Colégio Univille’ de São Francisco do Sul
1 de dezembro de 2017
Aberta temporada de Verão 2017/2018 em São Francisco do Sul
4 de dezembro de 2017

Uma série de obras realizadas pela concessionária Águas de São Francisco do Sul na Praia do Ervino e da Vila da Glória garante que seus moradores possam receber água tratada e de qualidade de acordo com padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Nesta temporada será a primeira vez que as duas localidades terão água tratada.

Paralelamente, a concessionária desenvolveu um completo plano de ação para reduzir os efeitos do aumento do consumo de água tratada em todo o município na alta temporada. De acordo com o coordenador de Operações da concessionária, Renee Chaveiro, a empresa está preparada para atender o crescimento da demanda dos consumidores neste período do ano.

Entre as ações realizadas está a substituição da bomba de recalque que abastece a região dos balneários por uma de maior vazão água com o objetivo de potencializar a eficiência na distribuição e melhorar o tempo de recuperação do sistema em horários de pico de consumo. Também foi realizada a manutenção preventiva de todos os sistemas de bombeamento da concessionária.

A empresa também vai colocar em operação os boosters (estação de pressurização) de Ubatuba e Iperoba para garantir as pressões mínimas para a região de maior consumo (Ubatuba, Majorca, Enseada, Prainha e Praia Grande, Capri, Forte e Itaguaçú). Ao longo do ano, a concessionária promoveu a interligação das adutoras de água tratada no Ubatuba, que abastecem a região dos balneários, o que reforça o fornecimento de água nas praias do município. As adutoras são tubulações de grande diâmetro que conduzem a água até a rede de distribuição. A interligação é resultado de estudos técnicos realizados pela Águas de São Francisco do Sul, que identificou a necessidade de ampliar o volume distribuído à população. “Isso permitirá um melhor aproveitamento da estrutura com a função de aumentar a pressão e a vazão de água”, pontua Renee Chaveiro.

A estação de tratamento do Rocio Grande – instalada em 2015 pela Águas de São Francisco do Sul – ganha um reforço e chegará a produzir até 2 milhões de litros a mais por dia, com o inicio das operações de filtros extras. Até o começo da temporada, a concessionária também coloca em operação o novo sistema de tratamento de lodo, aumentando a capacidade de armazenagem de água bruta. Outra obra é a instalação de uma Válvula Reguladora de Pressão (VRP) na região de Ubatuba, medida que permite um melhor controle de pressão na água distribuída e redução de perdas.

A concessionária também passa a utilizar geradores de energia nos principais pontos do sistema de abastecimento, visando garantir que não ocorra desabastecimento de água em virtude de queda de energia, além da implantação de ventosas nas adutoras de água tratada que abastecem a região central e dos balneários. Outras obras realizadas ao longo do ano: substituição de rede em localidades com rede com diâmetro inferior ao necessário, garantindo maior oferta de água tratada; o aumento da quantidade de sensores de pressão no monitoramento do sistema; e limpeza das captações de água bruta, evitando problemas ocasionados por entupimento de tubulações e canais. “O que irá contribuir para a manutenção da qualidade de corpo hídrico e no aumento da capacidade de reservação”, acrescenta Renee.

Para garantir o controle da qualidade da água, serão instalados, até dezembro, 40 Pontos de Controle de Qualidade da Água (PCQ), que trarão maior agilidade e segurança no sistema de distribuição. Também estão sendo realizadas as limpezas de todos os reservatórios de água tratada da concessionária. Segundo Renato Pedroso, supervisor de Qualidade da concessionária, “a instalação desses equipamentos e a limpeza dos reservatórios irão favorecer a garantia de que a água disponibilizada está de acordo com a Portaria 2914/2011 MS, garantindo qualidade de vida e saúde para a população, turistas e veranistas”.

Atendimento ao público

Durante o verão, a concessionária irá aumentar o atendimento nas lojas da cidade e da praia, com atendimento à disposição também aos sábados, das 9h às 13h. “Todos os canais de contato, presenciais ou não, receberão reforço na quantidade de atendentes”, complementa Ângela Costa, supervisora Comercial da concessionária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *