logocf.png

Siga nossas redes sociais

      
SANEAMENTO BÁSICO

Porque a rede de esgoto é tão importante para a população?

O esgoto a céu aberto é uma realidade para uma parcela considerável da população. De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, quase 100 milhões de brasileiros não têm acesso ao serviço de coleta de esgoto e somente 49% de todo o esgoto gerado no país passa por algum tipo de tratamento. Em São Francisco do Sul, a concessionária Águas de São Francisco do Sul trabalha para reverter esta realidade. A previsão é de até o final do ano, a cidade conte com 33% de cobertura de tratamento de esgoto.

Um relatório feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), indica que seis em cada dez pessoas no mundo não têm acesso a saneamento seguro. A falta de saneamento básico faz com que essas pessoas tenham sua saúde e qualidade de vida diretamente afetadas. Além de evitar doenças e a poluição das águas, o acesso aos serviços de esgoto traz inúmeros outros benefícios para a população atendida.

Entre uma das vantagens mais interessantes está a melhoria nos índices de educação. Pessoas com acesso ao saneamento tem, em média, dois anos a mais de formação escolar, quando comparadas a quem não mora em locais atendidos pelos serviços.

A razão para isso, entre outros aspectos, é que quem mora em locais com esgoto a céu aberto sofre mais com doenças e acaba perdendo mais dias de aula. Para crianças em situação vulnerável, esse número tende a ser ainda mais prejudicial, já que educação de qualidade costuma ser um dos principais mecanismos para a diminuição da desigualdade social no Brasil.

Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no face book https://www.facebook.com/aguasdesfs/  e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/ .


15372217003380.png

Correio Francisquense - Fone: (47) 9172-6939
Rua: Marcílio Dias, 425 sala 09 São Francisco do Sul - Santa Catarina

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados